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Diagramas de Rem Koolhaas e a espacialização do programa, 1972-1992

D'Angelis, Camilo Kolomi Veiga

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2022-04-29

Acesso online

  • Título:
    Diagramas de Rem Koolhaas e a espacialização do programa, 1972-1992
  • Autor: D'Angelis, Camilo Kolomi Veiga
  • Orientador: Sperling, David Moreno
  • Assuntos: Arquitetura Contemporânea; Rem Koolhaas; Projeto; Espacialização Do Programa; Diagramas; Teoria Da Arquitetura; Diagrams; Program Spacialization; Design And Theory Of Architecture; Contemporary Architecture
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A produção teórica e prática de Rem Koolhaas seus escritos, declarações, projetos e obras construídas têm recebido a atenção da imprensa e da crítica especializada, e sido objeto de estudo da academia, de forma mais ou menos constante; principalmente após o sucesso de publicações como Delirious New York (1978), S, M, L, XL (1995) e de edifícios icônicos como a Biblioteca de Seattle (2004), a Casa da Música (2005) e a CCTV (2012). Contudo, e apesar do recurso constante ao diagrama, evidente nos projetos produzidos por seu escritório o OMA (Office for Metropolitan Architecture) , ainda não existem pesquisas aprofundadas sobre este arquiteto que enfatizem a importância atribuída a estes dispositivos gráficos em sua obra. Esta dissertação, portanto, baseada no método exploratório, busca suprimir essa lacuna. Nosso trabalho se propõe a investigar o papel dos diagramas na obra de Rem Koolhaas, relacionando, por meio de uma ampla revisão bibliográfica, os atores e eventos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a adoção, pelo OMA, destes instrumentos como plataforma heurística em seu processo de trabalho. Ao longo de seus capítulos este estudo apresenta uma costura entre teorias, projetos, entrevistas e declarações colhidas de forma indireta para construir um relato historiográfico sobre vinte anos da produção do arquiteto 1972 a 1992 centrado em quatro diagramas paradigmáticos para a compreensão da relevância destes elementos no desenvolvimento da obra do OMA: Exodus (1972), La Villette (1982), Trés Grand Bibliothéque (1989), Yokohama Masterplan (1992).
  • DOI: 10.11606/D.102.2022.tde-28062022-172605
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-04-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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