skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Proposição de um sistema de gestão do conhecimento para a área de desenvolvimento imobiliário de incorporadoras no Brasil.

Vaz, Renan Augusto Falcão

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2017-04-26

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Proposição de um sistema de gestão do conhecimento para a área de desenvolvimento imobiliário de incorporadoras no Brasil.
  • Autor: Vaz, Renan Augusto Falcão
  • Orientador: Alencar, Claudio Tavares de
  • Assuntos: Construção Civil; Gestão Do Conhecimento; Incorporação Imobiliária; Mercado Imobiliário; Construction; Knowledge Management; Property Development; Real Estate
  • Notas: Mestrado Profissionalizante
  • Notas Locais: Programa Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil
  • Descrição: Após acelerado crescimento do setor de incorporação imobiliária em um curto período de cerca de dez anos o mercado brasileiro está enfrentando uma crise de confiança e de excesso de oferta gerada por fatores políticos e econômicos (2014-2017). A área de desenvolvimento imobiliário nas grandes incorporadoras é responsável pela aquisição e criação de novos negócios e pelo direcionamento do crescimento dessas empresas. Como as incorporadoras cresceram rapidamente, não houve tempo hábil para a formação adequada dos profissionais que atuam na área de desenvolvimento imobiliário. Durante períodos de crise, o setor e a maioria das empresas nele presentes possuem o costume de diminuir o quadro de profissionais, principalmente dessa área. Tendo isso em vista, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um sistema de gestão do conhecimento que possa ser aplicado na área de desenvolvimento imobiliário de grandes incorporadoras. Para tanto foram analisadas as habilidades necessárias de cada profissional em cada nível hierárquico e a forma que o conhecimento deve ser gerado nas áreas, repassado entre os profissionais e registrado na empresa para garantir que os aprendizados do passado não sejam perdidos junto com a saída dos profissionais que os geraram. Dessa forma o conhecimento da área é tratado como um ativo intangível e pode permanecer na companhia. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica por meio de consultas a artigos técnicos, dissertações, teses e livros e alguns estudos de caso sobre o tema. O resultado do trabalho é a proposição de um sistema que contem uma sequência de atividades que a área de desenvolvimento imobiliário deve seguir para que novos conhecimentos e informações sejam armazenados e utilizados posteriormente, garantindo assim a retenção do conhecimento na companhia.
  • DOI: 10.11606/D.3.2017.tde-20092017-100508
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2017-04-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.