skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna brasileira

Rezende, Suzanna Ramalho De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2018-05-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Paulo Werneck: a produção mural e a arquitetura moderna brasileira
  • Autor: Rezende, Suzanna Ramalho De
  • Orientador: Queiroz, Rodrigo Cristiano
  • Assuntos: Arquitetura Moderna; Arte Moderna; Síntese Das Artes; Paulo Werneck; Mosaico; Mural; Mosaic; Modern Art; Modern Architecture; Synthesis Of The Arts
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Esta dissertação tem como intenção analisar a obra parietal de Paulo Werneck, ilustrador, gravador, muralista e mosaicista, cuja produção é fundamental para compreender a arte mural de meados do século XX no Brasil. Para tanto, este estudo se inicia a partir de uma breve explanação sobre o desenvolver da arquitetura moderna brasileira e a sua consolidação como uma linguagem própria, independente da matriz europeia. A seguir, será apresentado o conceito estético síntese das artes, que é geralmente utilizado pela historiografia tradicional para justificar o alastre da arte mural em edificações racionalistas a partir da década de 40. Nessa parte do trabalho, a intenção é apresentar o desenvolvimento histórico do tema, do seu surgimento até a leitura que irá impactar a obra de arquitetos como Le Corbusier - pela qual a questão chega no país- Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Por fim, a primeira parte do trabalho se debruça sobre a arte mural brasileira- seja ela pintura, azulejaria ou mosaico- tentando compreender a sua motivação estética e política. A segunda parte do trabalho é dedicada à figura e a obra musiva de Paulo Werneck. Nela apresenta-se o seu desenvolvimento como artista, o seu relacionamento com a arquitetura moderna, a sua passagem da ilustração para a arte mural e a sua chegada ao mosaico, técnica na qual se tornará um experto. Também é analisada as visualidades presentes no seu trabalho, da figuração ao abstracionismo, a partir de estudos de caso das obras mais significativas do artista, buscando sempre relacionar as suas escolhas com o que estava sendo produzindo no país na mesma época. Portanto, esse trabalho se dedica a estudar a arte mural brasileira e a importância dos painéis de Werneck, artista responsável pela renovação da linguagem do mosaico no Brasil e, quiçá, no mundo.
  • DOI: 10.11606/D.93.2018.tde-04072018-104956
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2018-05-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.