skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Fragmentos de uma forma contínua

Nuno Miguel Lima Brandão Costa

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    Fragmentos de uma forma contínua
  • Autor: Nuno Miguel Lima Brandão Costa
  • Descrição: Retrospetiva reflexiva sobre um conjunto compilado de trabalhos de projeto e obras, cronolo- gicamente sequenciados, enquadrados discursivamente nos temas principais da disciplina. O primeiro volume deste documento constitui um texto contínuo, constituído de vários pequenos textos. A sua sequência constitui um todo uno (forma contínua), mas a leitura de cada um pode ser autónoma e única, sem prejuízo do entendimento de qualquer outro (fragmentos). (Pode-se abrir arbitrariamente qualquer página, ler o que está escrito sobre um deter- minado tema, sem que se tenha que ler o tema anterior ou o seguinte para compreender o que se leu). O segundo volume constitui a apresentação sequenciada cronologicamente dos pro- jetos e obras, seguindo a mesma lógica. O estudo de cada projeto constitui uma unidade independente e, assim, inteligível (croquis, plantas, cortes, alçados, maquetes, fotografias de obra), no entanto, a sua análise cronológica e sequenciada permite o estabelecimento de relações e continuidades (lastro) que atam cada projeto ao outro (fragmentos de uma forma contínua). Os textos apresentados refletem sobre temáticas e detalhes da generalidade disciplinar e da sua própria natureza, vertidos em demonstrações e descrições dos projetos apresenta- dos como exemplos e explicações práticas do que se analisa e especula. O corpo de texto é uma narração cujo conteúdo é articulado incluindo citações enqua- dradas e justificativas, e remontando na orgânica temporal do trabalho revisitado, e na lógica da sua temática e/ou cronologia, textos relevantes do autor e sobre a obra do autor. Constitui um estudo-reflexo sobre a arquitetura, temática central e única do documento. As várias considerações que se fazem nos textos, são todas consequência das experiências sensitivas e mentais que a intensidade da elaboração dos projetos e a experiência física das obras compiladas proporcionaram. Desse modo, não fará sentido a sua separação dado que a reflexão escrita é o resultado em síntese ortográfica daquilo que se intuiu e racionalizou em cada momento de cada projeto, de cada obra. É pois um corpo único, que é o corpo do autor. É a sua forma-fragmento-unidade. Não pretende esclarecer, antes colocar em vista um corpo de trabalho que tem uma (des)ordem, uma lógica de inquietação (não obri- gatoriamente uma criação), a procura de uma poética, do interesse pela beleza. Embora de finalidade académica este documento, ou conjunto de documentos escritos e desenhados, não tem essa pretensão, pois não será a sua vocação natural. Essa é, antes, a de dar forma a uma vontade de estar e ser arquitetura. E de a conhecer, nas suas circunstâncias várias. Os projetos e mais as obras apelam a essa utopia, à qualidade da construção do mundo, de poder acrescentar mais à vida das pessoas. "ser arquiteto: primeiro de mim; depois, dos outros." Reflective retrospective about a compiled cluster of projects and works, chronologically sequenced and discursively framed throughout the subject's main themes. The document's first volume corresponds to a small text assemblage, grouped as a continuous wording. It's sequence builds a single element (continuous form), but each reading may be iso- lated and autonomous, without prejudice of breaking further understandings (fragments). (One can randomly read the text on a specific theme without having to read what is before or after to fully understand its content.) The second volume presents a chronological sequel of project and works. Each pro- ject becomes an intelligible and independent unit (sketches, plans, sections, facades, mod- els, construction photographs), even though its chronologically arranged analysis enables the comprehension of interrelations and connections (remains) that link the projects to one another (fragments of a continuous form). The presented script surrounds the subject themes and details, as well as the subject nature itself, poured into demonstrations and project descriptions as examples and pratic explanations of what is being analised and speculated. The text body itself is a narration which content is articulated within framed and sub- stantive quotes and relevant text on the author's work, endured by the time organic or the project's theme and chronological moment. It composes a reflex-study about architecture, the document's focus and central theme. The variety of considerations along the text are fed by the consequence of sensitive and intellectual experiences, occurred during the intensive elaboration of projects and the physi- cal probation of compiled work. Thereby, the written reflection appears as an orthographical result of the rationalization in each moment of each project, each work. It is the author's body as a single body. It is his form-fragment-unit. Does not intend to elucidate, but to evoke a full work with its own dis(order), its unrested logic (not always a creation), the search for poetic, the concern for beauty. Although the academic purpose, this document or series of written and drawn docu- ments does not have that pretension, as it will not be its natural vocation. It is ti materialize a will of being architecture. And knowing it, in its diversity of circumstances. Projects and works appeal to that utopia, the world's quality of construction, being able to increase people's life. "Being an architect: first, of myself; after, for the others."
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.