skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

VISÃO BASEADA EM RECURSOS DINÂMICOS: ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DA ÁREA DE DINÂMICA DE SISTEMAS (DS) PARA A TEORIA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)

Josué Vitor Medeiros Júnior ; Moreno Añez, Miguel Eduardo ; Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos ; Fernando Porfírio Soares de Oliveira

Revista ibero-americana de estratégia, 2009-01, Vol.8 (1), p.122-138 [Periódico revisado por pares]

São Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    VISÃO BASEADA EM RECURSOS DINÂMICOS: ESTUDO DAS CONTRIBUIÇÕES DA ÁREA DE DINÂMICA DE SISTEMAS (DS) PARA A TEORIA DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS (VBR)
  • Autor: Josué Vitor Medeiros Júnior ; Moreno Añez, Miguel Eduardo ; Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos ; Fernando Porfírio Soares de Oliveira
  • É parte de: Revista ibero-americana de estratégia, 2009-01, Vol.8 (1), p.122-138
  • Descrição: O presente trabalho objetiva avaliar as contribuições conceituais da área de Dinâmica de Sistemas (DS) para a Teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR), um campo de estudo da área de Estratégia. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico nos últimos anos na área de Estratégia e que contribuições a área de DS pode trazer neste contexto. Especificamente, é apresentada a arquitetura estratégica proposta por Warren (2002) que se utiliza dos dois conceitos para possibilitar análise das dependências entre os recursos e seus impactos dinâmicos no desempenho organizacional. Como resultado, pôde-se perceber que alguns aspectos não abordados pela VBR podem receber contribuições importantes provenientes da DS, como a oportunidade de construir modelos estratégicos que possibilitem a simulação, permitindo a análise da interdependência entre os recursos tangíveis e intangíveis, considerando não apenas o desempenho da empresa em um ponto no tempo, mas sua trajetória temporal e dinâmica. Pretende-se a partir deste trabalho, estender os estudos para aplicações dos seus resultados na área de ensino de estratégia, através de simuladores educacionais construídos com base nas duas áreas.
  • Editor: São Paulo: Universidade Nove de Julho (UNINOVE), PPGA
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.