skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Saúde do escolar uma revisão integrativa sobre família e bullying

Wanderlei Abadio de Oliveira Jorge Luiz da Silva; Juliane Messias Cordeiro Sampaio; Marta Angélica Iossi da Silva

Ciência e Sáude Coletiva Rio de Janeiro v. 22, n. 5, p. 1553-1564 , 2017

Rio de Janeiro 2017

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2870932 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    Saúde do escolar uma revisão integrativa sobre família e bullying
  • Autor: Wanderlei Abadio de Oliveira
  • Jorge Luiz da Silva; Juliane Messias Cordeiro Sampaio; Marta Angélica Iossi da Silva
  • Assuntos: BULLYING; SAÚDE ESCOLAR; VIOLÊNCIA ESCOLAR; RELAÇÕES FAMILIARES
  • É parte de: Ciência e Sáude Coletiva Rio de Janeiro v. 22, n. 5, p. 1553-1564 , 2017
  • Descrição: O “bullying” é um problema de saúde pública e, nesta revisão, objetivou-se avaliar a relação entre o contexto familiar e a ocorrência do fenômeno. Sua contribuição original é a abordagem ampliada sobre esse tipo de violência. Utilizou-se a estratégia SPIDER na construção do estudo que foi guiado pela questão norteadora: qual o papel da família no desenvolvimento, manutenção e prevenção do “bullying”? Foram consultadas as bases PsycInfo e Lilacs, e a biblioteca virtual SciELO, a partir dos cruzamentos 1. “bullying and Family” e 2. “bullying and parents”, e seus correlatos em português e espanhol. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada segundo critérios de nível de evidência. Foram incluídos 27 artigos, publicados entre 2009 e 2013, nos idiomas inglês, espanhol e português, com prevalência de evidências entre forte e moderada. Nos estudos, o delineamento predominante foi o transversal e a maioria não indicou o referencial teórico adotado. Aspectos qualitativos do contexto familiar, características sociodemográficas e experiências de violência em casa foram associados com o envolvimento de escolares em situações de “bullying”. Revelou-se que o “bullying” requer intervenções intersetoriais e são estimuladas investigações com foco não apenas nas características individuais dos estudantes, mas também nos contextos
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 1553-1564.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.