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Mediações entre cultura, informação e política: reflexões sobre o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva

Nogueira, João Robson Fernandes

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2014-11-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Mediações entre cultura, informação e política: reflexões sobre o Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva
  • Autor: Nogueira, João Robson Fernandes
  • Orientador: Almeida, Marco Antonio de
  • Assuntos: Apropriação Da Informação; Cultura; Mediação; Tecnologia; Políticas Públicas; Culture; Mediation; Ownership Of Information; Public Policies; Technology
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: As políticas públicas da área da cultura no Brasil contemporâneo, fundadas a partir de noções antropológicas, sociodemocráticas e midiáticas, medeiam campos e circuitos diferenciados para a comunicação do conhecimento, o que coloca a Ciência da Informação frente a novas e importantes questões. O objetivo deste estudo exploratório e descritivo foi mapear, compreender e avaliar as mediações culturais, técnicas e da informação nas relações entre poder público e arranjos institucionais locais para a formulação/implantação de políticas de cultura, com foco na produção, circulação e apropriação de conhecimentos em redes e movimentos sociais. Como objeto de estudo buscamos analisar uma política pública de cultura denominada Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania - Cultura Viva - a partir de uma perspectiva local, com foco em pesquisa de campo/estudo de caso - e outros métodos da teoria social como entrevistas semi(ou não)-estruturadas e análise de redes sociais (ARS) - do processo de constituição e desdobramento da Rede Municipal de Pontos de Cultura de Ribeirão Preto-SP (2011-2014), destacando o papel dos atores presentes nesses processos e as trocas que estabelecem entre si. Com base em uma abordagem teórico-metodológica em interface interdisciplinar com outros campos e questões dos estudos culturais, das ciências sociais e da comunicação, inspirada sobretudo em George Yúdice (2006), Howard Becker (1999, 2009) e Jesús Martín-Barbero (1987, 2013), procuramos esboçar uma \"tipologia\" de ações/políticas culturais a partir dos casos analisados de modo a trazer novas perspectivas para a construção e o aprimoramento de indicadores que deem respaldo ao estabelecimento de estratégias de mediação entre distintos modos de produção, circulação e uso do conhecimento. Não restrita ao universo de sua organização, nossa pesquisa procura prestar especial atenção aos outros momentos dos processos de comunicação da informação. Mais que \"respostas de informação\" para a \"resolução de problemas\", na lógica da pura acumulação e difusão quantitativa de conhecimentos positivos, torna-se patente para o pensamento crítico em CI a reformulação das próprias \"perguntas de informação\". Trata-se de ultrapassar o meio e as estruturas da mensagem e trabalhar no campo das experiências do receptor e das estratégias de recepção, reconhecendo para tanto os condicionantes contextuais e culturais dos modos de produção do sentido e de articulação no simbólico a partir da constatação da pluralidade de experiências estéticas e dos modos de fazer e usar socialmente a cultura - isto é, a \"leitura\" como mediação, negociação de conteúdos, ativação de memórias e produção de significados que permitem a circulação cultural.
  • DOI: 10.11606/D.27.2014.tde-01062015-160546
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2014-11-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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