skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Espaços da mediação a arte e suas histórias na educação

Simpósio Internacional Espaços da Mediação (3.: 2016 : São Paulo) Carmen Sylvia Guimarães Aranha; Rosa Iavelberg; Paulo Cesar Lisbôa Marquezini; Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea; Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte

São Paulo MAC USP 2016

Acesso online

  • Título:
    Espaços da mediação a arte e suas histórias na educação
  • Autor: Simpósio Internacional Espaços da Mediação (3.: 2016 : São Paulo)
  • Carmen Sylvia Guimarães Aranha; Rosa Iavelberg; Paulo Cesar Lisbôa Marquezini; Universidade de São Paulo Museu de Arte Contemporânea; Universidade de São Paulo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte
  • Assuntos: ARTE-EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO EM MUSEUS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; HISTÓRIA DA ARTE; ESTÉTICA (ARTE)
  • Notas: A presente documentação é um desdobramento do III Simpósio Internacional Espaços da Mediação: A arte e suas histórias na educação, realizado nos dias 29 de agosto a 1 de setembro de 2016 no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, organizado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História de Arte / Universidade de São Paulo.;Disponível em: <http://www.pgeha2.webhostusp.sti.usp.br/livros/Espacos_Mediacao_A_Arte_e_suas_historias_na_educacao_____.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2022
  • Descrição: Apresentação (Carmen S. G. Aranha, Rosa Iavelberg & Paulo Marquezini) -- A arte como instrumento de educação popular: discussões sobre educação estética e escola nova nos anos 1920 e 1930 (Rachel Duarte Abdala & Diana Vidal) -- Do ler ao fazer: o papel da leitura nas situações de produção de imagens em sala de aula (Maria Carolina Cossi Soares Barretti) -- Processos de interação entre crianças e o desenvolvimento do desenho na Educação Infantil (Maria Carolina Cossi Soares Barretti & Rosa Iavelberg) -- Famílias em tempo de ócio no museu de arte: Formação de hábitos culturais de crianças e adolescentes (Andrea Alexandra do Amaral Silva e Biella ) -- La creación del dibujo moderno: una revolución educativa (Juan Bordes ) -- Os princípios do Movimento Escola Nova como norteadores do trabalho de arte e educação desenvolvido no campo de concentração nazista de Terezín (Luciane Bonace Lopes Fernandes ) -- Qual é a arte dele? Indícios do olhar-pensante na lição emancipadora do artista (Andrea Matos da Fonseca ) -- Com-partilhas da coleção de Artes da UFES nos processos de formação de professores de Artes (Maria Gorete Dadalto Gonçalves ) -- Contribuições de Thierry de Duve à arte/educação contemporânea (Rosa Iavelberg) -- Escola e museu: lugares do aprender artes visuais (Rosa Iavelberg & Denise Grinspum) -- Franz Čížek and the Viennese Juvenile Art (Rolf Laven) -- Arte Contemporânea nas creches: como os modos de fazer e pensar a arte afetam os professores e podem contribuir para a criação de novos campos de experiências junto as crianças (Denise Nalini) -- O Desenho como estratégia sociopolítica (Evandro Nicolau) -- São Paulo: Arte, História e Memória (Alecsandra Matias de Oliveira) -- Estudos (e projetos) da paisagem: por uma perspectiva fenomenológica (Catharina Pinheiro & Carmen S. G. Aranha) --
    Memórias e interdiscursividades (Moema Martins Rebouças) -- Poder desenhar: uma questão política? (Angela Maria Rocha) Conceitos iniciais de História da Arte para a graduação: A formação do conceito de história da arte para alunos da graduação em Publicidade e Propaganda (Guilherme Weffort Rodolfo)
  • Editor: São Paulo MAC USP
  • Data de criação/publicação: 2016
  • Formato: 321 p il..
  • Idioma: Português;Espanhol;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.