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Avaliação da percepção dos usuários em Escolas de Arquitetura e Urbanismo: estudos de caso em São Paulo

Costa, Isadora Martins

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2023-06-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Avaliação da percepção dos usuários em Escolas de Arquitetura e Urbanismo: estudos de caso em São Paulo
  • Autor: Costa, Isadora Martins
  • Orientador: Ornstein, Sheila Walbe; Shimomura, Alessandra Rodrigues Prata
  • Assuntos: Avaliação Pós-Ocupação; Escolas De Arquitetura E Urbanismo; Qualidade Ambiental Interna; Indoor Environmental Quality; Post-Occupancy Evaluation; Schools Of Architecture And Urbanism
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Escolas de Arquitetura e Urbanismo caracterizam um tipo de edifício com programa de necessidades específico por conta das estratégias pedagógicas adotadas. O processo de aprendizagem em ambientes de educação está diretamente ligado à Qualidade Ambiental Interna (QAI) do espaço construído, e, no caso das escolas de Arquitetura e Urbanismo esses espaços construídos também se tornam um dos primeiros contatos dos estudantes com o tema da arquitetura, influenciando-os em toda a sua trajetória profissional. É possível ainda afirmar que a percepção de usuários das escolas foi alterada conforme as novas condutas de convivência após a pandemia do vírus COVID-19. Essa pesquisa buscou avaliar a percepção do usuário quanto à QAI em Escolas de Arquitetura e Urbanismo. Foi realizado levantamento bibliográfico e documental de dois edifícios sede de Escolas de Arquitetura e Urbanismo situados na cidade de São Paulo. Foram adotados instrumentos de APO de análise walkthrough e a aplicação de questionários a respeito da percepção da QAI em ambientes de ensino-aprendizagem dos estudos de caso, das condições durante o isolamento social e das expectativas de retomada pós-pandemia. Os resultados permitiram identificar os aspectos ambientais considerados como positivos e negativos dos edifícios das escolas analisadas sob o ponto de vista dos usuários e da pesquisadora, sendo possível traçar recomendações para adaptações futuras. Mesmo que os usuários tenham indicado que estavam adaptados à realização de tarefas por meio remoto durante o período de isolamento social, a retomada presencial aos edifícios era esperada, demonstrando a importância da ocupação no caso de edificações que abrigam escolas de Arquitetura e Urbanismo, cujo aprendizado depende muito da vivência nestes espaços.
  • DOI: 10.11606/D.16.2023.tde-11122023-094501
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2023-06-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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