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O Museu Nacional: ciência e educação numa história institucional brasileira

Duarte, Luiz Fernando Dias

Horizontes antropológicos, 2019-04, Vol.25 (53), p.359-384 [Periódico revisado por pares]

Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

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Citações Citado por
  • Título:
    O Museu Nacional: ciência e educação numa história institucional brasileira
  • Autor: Duarte, Luiz Fernando Dias
  • Assuntos: 19th century ; ANTHROPOLOGY ; ciência ; Discontinuity ; educação ; Graduate studies ; história ; Identity ; museu ; SOCIAL SCIENCES, INTERDISCIPLINARY
  • É parte de: Horizontes antropológicos, 2019-04, Vol.25 (53), p.359-384
  • Descrição: Trata-se de abordar a “ilusão biográfica” institucional do Museu Nacional no momento da comemoração de seu bicentenário, do ponto de vista de um insider não historiador. Busca-se modelizar os ritmos de continuidade e descontinuidade dos sucessivos projetos institucionais vigentes ao longo dessa história, concentrando a atenção em alguns momentos de afirmação identitária mais nítida, num contexto geral sempre muito complexo, dependente e mutante. O contraste entre os momentos de apogeu que se espraiam entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX e a relativa estagnação das primeiras décadas da segunda metade (em parte decorrente da incorporação efetiva à UFRJ) permitirá compreender a mudança representada pela conjugação da pesquisa à pós-graduação no último quartel do século, abrindo a fértil era em que ainda agora vive a instituição, em sua dimensão mais propriamente científica – apesar do desastre de 2018.
  • Editor: Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Idioma: Português;Inglês

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