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Aprendendo com o construído: avaliação pós-ocupação em edifícios universitários - estudos de caso na UNIFESP

Oliveira, Haluane Santana De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2020-06-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Aprendendo com o construído: avaliação pós-ocupação em edifícios universitários - estudos de caso na UNIFESP
  • Autor: Oliveira, Haluane Santana De
  • Orientador: Oliveira, Fabiana Lopes de
  • Assuntos: Apo; Avaliação De Desempenho; Avaliação Pós-Ocupação; Edifícios Públicos; Universidades; Building Performance; Poe - Post-Occupancy Evaluation; Public Buildings; Public Universities
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Projetar edifícios públicos é desafiador: leis e normativas específicas, dificuldades orçamentárias e questões políticas são aspectos a se ter em mente. Com muitos obstáculos, nem sempre os órgãos públicos têm condições técnicas de desenvolver projetos de qualidade para atender a demanda que, no Brasil, é frequentemente alta e pressionada pelas carências de desenvolvimento do país. Não é raro encontrar edifícios públicos aquém das necessidades, com dificuldades de manutenção ou outros problemas que um projeto de qualidade poderia minimizar. Em universidades federais não é diferente, com a especificidade de terem passado por um período de grande expansão nos anos 2000 (programa REUNI), porém, no qual o aumento das atividades nem sempre é acompanhado do provimento de infraestruturas adequadas. Assim, é importante desenvolver instrumentos e ferramentas que auxiliem na elaboração de projetos com melhor desempenho. Para tal, avaliar edifícios já em uso pode fornecer dados para melhoria desses empreendimentos, construídos ou ainda em projeto. Essa pesquisa avaliou edifícios da UNIFESP como estudos de casos, aferindo seu desempenho em diversos aspectos, desenvolvendo e aplicando métodos de avaliação que possibilitassem a identificação de pontos fracos e fortes nos projetos. Buscou-se tanto propostas de melhorias para os edifícios existentes, quanto a \"realimentação\" do processo de projeto para novos edifícios do órgão. Para isso, foram realizados procedimentos metodológicos da Avaliação Pós-Ocupação (APO) e avaliação de desempenho com base nas normas técnicas brasileiras aplicáveis. Foram identificadas possibilidades práticas de melhoria nos locais analisados, aumentando a satisfação do usuário e o desempenho da edificação, bem como parâmetros de avaliação e diretrizes de projeto para novas edificações similares. Por fim, foram desenvolvidas ferramentas para auxiliar na divulgação das informações obtidas, colaborando para a formação da base de conhecimento técnico da instituição - que pode, é claro, ser aproveitada também por outras semelhantes.
  • DOI: 10.11606/D.16.2020.tde-27042021-165648
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2020-06-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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