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Ensino do design de serviço no Brasil: um estudo de casos múltiplos de cursos de graduação nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo em 2021

Durão, Camilla Fernanda Annarumma

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2022-10-11

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Ensino do design de serviço no Brasil: um estudo de casos múltiplos de cursos de graduação nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo em 2021
  • Autor: Durão, Camilla Fernanda Annarumma
  • Orientador: Bertoldi, Cristiane Aun
  • Assuntos: Currículo; Práticas Pedagógicas; Design De Serviço; Educação; Ensino De Design; Pedagogical Practices; Education; Design Teaching; Curriculum; Service Design
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Há quase 30 anos, o design de serviço surgiu como uma nova área dentro do Design (MAGER, 2020). Com sua prática, especialmente profissional, se consolidando globalmente, o design de serviço faz parte da economia pós-industrial e tem permitido aos designers estarem cada vez mais próximos das estratégias e definições de negócio em diferentes organizações e no setor público (MERONI; SANGIORGI, 2011; MORELLI; GÖTZEN; SIMEONE, 2021). No entanto, apesar da relevância e crescimento do tema, a sua inserção no ensino do Design ainda está em desenvolvimento. Mais encontrado no ensino informal ou no âmbito da pós-graduação, o ensino do design de serviço ainda é escasso nas graduações de Design (BECERMEN; SIMEONE, 2021). Este cenário é ainda mais evidente no Brasil, apesar da magnitude do seu setor de serviços (PINHANEZ, 2009; SANTOS; COSTA, 2014). O objetivo da presente pesquisa é investigar a inserção do ensino de design de serviço em graduações nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo e identificar suas características e adversidades, por meio do método de estudo de casos múltiplos. Os dois estados foram utilizados como recorte devido à sua amplitude de cursos de Design, bem como ao destaque no setor de serviços nacional. Foram selecionados para os estudos de caso os cursos da Esdi/Uerj, Fauusp, IED-SP e Senac-SP e, para amparar a pesquisa de campo, o estudo também analisa e compila aprendizados e desafios do ensino do design de serviço no mundo. A partir de duas revisões da literatura (sistemática e assistemática), elaborou-se um modelo referencial teórico que determinou aspectos importantes a serem mapeados nas experiências de ensino brasileiras, além de permitir a comparação com as atuais práticas globais do ensino no tema. A análise e conclusões finais se dão a partir do cruzamento dos casos analisados entre si e com a fundamentação teórica, permitindo produzir por fim, uma contribuição a respeito de recomendações e boas práticas para o ensino do design de serviço em graduações de Design. Dentre os resultados observados destacam-se aspectos pedagógicos, como a necessidade de maior equilíbrio entre teoria e prática, a ênfase nas etapas de pesquisa, a escassez de tempo dedicado ao teste de protótipos de serviço e a importância da proximidade com a prática profissional. Aspectos gerais do curso relevantes para o ensino de design de serviço também foram pontuados como a multi e interdisciplinaridade e uma cultura de serviços que favoreça o aprendizado na área. Além disso, foram identificadas as principais competências a serem desenvolvidas pelos alunos, bem como seus desafios no curso e no âmbito profissional.
  • DOI: 10.11606/D.16.2022.tde-24052023-120437
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2022-10-11
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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