skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo uma análise de representações sociais

Denize Cristina de Oliveira Frida Marina Fischer; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira; Mariana Almeida do Amaral

Psicol. teor. prát São Paulo v. 5, n. 1, p. 27-39, 2003

São Paulo 2003

Localização: FSP - Faculdade de Saúde Pública    (HSA-17/2003 )(Acessar)

  • Título:
    A escola e o trabalho entre adolescentes do ensino médio da cidade de São Paulo uma análise de representações sociais
  • Autor: Denize Cristina de Oliveira
  • Frida Marina Fischer; Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira; Mariana Almeida do Amaral
  • Assuntos: PERCEPÇÃO SOCIAL; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; ADOLESCENTES; TRABALHO DE MENOR; ESCOLAS
  • É parte de: Psicol. teor. prát São Paulo v. 5, n. 1, p. 27-39, 2003
  • Descrição: As representações sociais são formas de conhecimento socialmente elaboradas e compartilhadas. A pesquisa teve como objetivo analisar os conteúdos da representação social do trabalho e da escola entre adolescentes trabalhadores e não trabalhadores do ensino médio da cidade de São Paulo. Foram realizados 21 grupos focais com uma amostra de 208 adolescentes na faixa etária de 14 a 18 anos, cursando o ensino médio em uma escola pública da cidade de São Paulo. Para o processamento dos dados , foi utilizado um programa informático de análise de dados textuais denominado Alceste, versão 4.5 criado por Max Reinert. A análise foi executada dentro das três dimensões que configuram uma representação social. Nas classes associadas com o trabalho, encontrou-se uma contradição entre o reconhecimento do trabalho como valor moral e positivo e os problemas decorrentes de uma carga física e psicológica precoce do adolescente trabalhador. Os conteúdos de representação social do tema escola mostraram problema de qualidade do ensino noturno, dificuldades cotidianas de relacionamento entre professores e alunos, bem como, ainda, a atualização do professor como coadjuvante das dificuldades do processo ensino-aprendizagem. (AU)
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: p. 27-39.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.