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Circuito em transformação: O Estado de São Paulo e a cultura fotográfica paulistana nos anos 1970

Yamamoto, Patrícia Hitomi

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2018-06-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Circuito em transformação: O Estado de São Paulo e a cultura fotográfica paulistana nos anos 1970
  • Autor: Yamamoto, Patrícia Hitomi
  • Orientador: Costa, Helouise Lima
  • Assuntos: Anos 1970; Fotografia (Cultura); Fotografia - Brasil; História Da Fotografia - Brasil; O Estado De S. Paulo; History Of Photography - Brazil; Photography (Culture); Photography - Brazil - 1970s
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: Esta dissertação visa investigar o circuito fotográfico paulistano da década de 1970 a partir das matérias publicadas no jornal O Estado de S. Paulo. Esta fonte mostrou-se particularmente propícia para o estudo do intenso processo de transformação pelo qual passou a fotografia no período. O objetivo não é reconstituir os eventos passados descritos nas matérias, mas antes, defender a hipótese de que é possível identificar uma cultura fotográfica paulistana característica da década de 1970 que viria a ter importantes desdobramentos nos anos seguintes. Os textos analisados foram reunidos em quatro núcleos temáticos representativos dos discursos a respeito da fotografia proferidos pelos agentes que atuavam no jornal, a saber: a história da fotografia no Brasil, a identidade da fotografia brasileira, o estabelecimento do mercado fotográfico e a constituição de uma crítica especializada. Tais textos são examinados em sua natureza discursiva, levando-se em conta não apenas os seus conteúdos informativos, mas a forma como foram escritos e a autoridade que detinham os seus autores. Para tanto são considerados os consensos, as tensões e as disputas materializadas nos discursos veiculados nas páginas de um influente veículo da grande imprensa e o modo como chegavam ao público não especializado. O resultado dessa pesquisa contribui para o entendimento de um período em que a fotografia expandiu-se de forma até então inédita no Brasil e que constitui um passado recente ainda pouco estudado.
  • DOI: 10.11606/D.93.2018.tde-29112018-121419
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2018-06-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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