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De(legando) o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos 

Santana, Cristiane Batista

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    De(legando) o futuro: mediações e educomunicação nas relações entre museus e públicos 
  • Autor: Santana, Cristiane Batista
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Mediação; Comunicação; Museu Da Imigração-Sp; Educomunicação; Museu; Mediation; Communication; Immigration Museum-Sp; Educommunication; Museum
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa apresenta um processo de investigação, a partir das teorias da Comunicação e do campo de pesquisa e ação social da Educomunicação, sobre usos, sentidos e potencialidades de mediação e participação dos públicos em relação aos museus. Para tanto, nosso cenário foi o Museu da Imigração do Estado de São Paulo, território de convergências de histórias, múltiplas identidades e desafios que se colocam em evidência para os museus na atualidade. Utilizamos especialmente os aportes da teoria latino-americana das mediações e da Educomunicação para desenvolver uma pesquisa qualitativa com estudantes e professores do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental, perpassando nosso olhar também pelas comunidades de imigrantes e descendentes que fazem parte dos públicos e parceiros da Instituição. Observamos visitas educativas realizadas por grupos de estudantes objetivando a compreensão das mediações envolvidas no acesso ao Museu; aplicamos um questionário para esses grupos e analisamos documentos da Instituição, tais como o Plano Museológico e relatórios de avaliações aplicadas a esses grupos. A apreensão das mediações que perpassam o contato de estudantes e professores com o Museu e seus acervos, bem como a escuta desses públicos, fecundou possibilidades para uma gestão educomunicativa das ações museológicas, abarcando potencialidades de apropriação e participação na relação entre museus e públicos, as quais encontram lastro nas discussões sobre a função social dos museus oriundas da Museologia desde os anos 1970.
  • DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-20022017-144925
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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