skip to main content

Between media and communication: origins and modalities of a dichotomy in studies of the area/Entre midia e comunicacao: origens e modalidades de uma dicotomia nos estudos da area

Martino, Luis Mauro Sa

Comunicação, Mídia e Consumo, 2016-09, Vol.13 (38), p.10

Associacao Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Between media and communication: origins and modalities of a dichotomy in studies of the area/Entre midia e comunicacao: origens e modalidades de uma dicotomia nos estudos da area
  • Autor: Martino, Luis Mauro Sa
  • É parte de: Comunicação, Mídia e Consumo, 2016-09, Vol.13 (38), p.10
  • Descrição: The words "media" and "communication" often appear indistinctly in studies of the area. However, in epistemological terms this relationship may not be obvious. This text proposes that, although taken as synonyms, these expressions reveal an epistemological position, discussed from three aspects: (a) between the notions of media and communication as a study approaches; (b) between academic and market demands in the development of theories and (c) between the word "communication" and its use as a delimiting epistemic operator of Communication. These tensions are conceived from the research references of communication epistemology. Keywords: Communication theory. Epistemology. University. Genealogy. Embora as palavras "midia" e "comunicacao" muitas vezes aparecam de maneira indistinta nos estudos da area, em termos epistemologicos essa relacao talvez nao seja obvia. Este texto propoe que, embora tomadas como sinonimas, cada uma dessas expressoes revela um posicionamento epistemologico, discutido a partir de tres aspectos: (a) entre as nocoes de "midia" e "comunicacao" como recorte de estudos; (b) entre demandas academicas e de mercado na formacao das teorias; (c) entre a palavra "comunicacao" e sua utilizacao como operador epistemologico delimitador de uma area. Essas tensoes sao pensadas a partir dos referenciais de pesquisa da epistemologia da comunicacao. Palavras-chave: Teoria da comunicacao; epistemologia; universidade; genealogia.
  • Editor: Associacao Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.