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Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros

Coscrato, Gisele

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2010-09-16

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Pesquisa-ação em educação para a saúde, cuidado e humanização no cotidiano profissional de enfermeiros
  • Autor: Coscrato, Gisele
  • Orientador: Bueno, Sonia Maria Villela
  • Assuntos: Humanização; Cuidado; Educação Para A Saúde; Pesquisa-Ação; Enfermagem; Nursing; Humanization; Care; Education For Heath; Research-Action
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo objetiva investigar enfermeiros assistenciais, acerca da concepção deles sobre os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, procurando instrumentalizar esses enfermeiros sobre como esses eixos temáticos podem estar implicados na postura e na prática profissional em saúde, concernente aos ideais e princípios do SUS. A pesquisa caracterizou-se como natureza qualitativa, apropriando-se de um estudo descritivo-exploratório, mediatizado pela metodologia da pesquisa-ação. Em relação às técnicas deste estudo, trabalhamos a observação participante, tendo como instrumento para registro e anotação dos dados, o diário de campo; e utilizamos, ainda, a entrevista individual, para identificação dos participantes e com questões norteadoras sobre as temáticas centrais, sendo disponibilizado o questionário que serviu como instrumento para a coleta das respostas. A análise e interpretação dos dados foi feita por categorização, baseada em fundamentação teórico-metodológica de Paulo Freire e adaptada por Bueno (2001), buscando, após, o desenvolvimento de ação conscientizadora e avaliação do processo educativo. Percebemos que os temas Educação para a Saúde, cuidado e humanização, norteados pelo universo conceitual freireano, não deixam de permear, sobremaneira, o respeito, a solidariedade, a ética e a cidadania, concernentes ao que o SUS pretende operacionalizar. Assim, as temáticas investigadas convergem para a necessidade de se revisar a postura educativa/profissional do enfermeiro e de seus valores para o cuidado e a humanização, visando a melhoria dos serviços, bem como a melhoria da saúde e da qualidade de vida, individual e coletivamente.
  • DOI: 10.11606/D.22.2010.tde-16112010-100520
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2010-09-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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