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Escolas, cidades e disputas. Lugares da educação libertária

Chahin, Samira Bueno

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo 2013-05-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Escolas, cidades e disputas. Lugares da educação libertária
  • Autor: Chahin, Samira Bueno
  • Orientador: Lira, José Tavares Correia de
  • Assuntos: Anarquismo; Escola Moderna; Arquitetura; Cidade; Educação; Anarchism; Education; City; Architecture; Modern School
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A dissertação observa as práticas libertárias de educação das Escolas Modernas de Barcelona e São Paulo, entre as duas primeiras décadas do século XX, num contexto em que a proposta de comunismo libertário direcionou a instrução popular como um de seus principais instrumentos de ação direta. O objetivo da pesquisa é situar as apropriações e usos dos diversos lugares de suas práticas educativas de maneira a reconhecer o discurso que manifestavam sobre a constituição urbana das cidades. Para tanto, o trabalho identifica características, pressupostos e atitudes sobre a espacialidade presente no estabelecimento de seus edifícios, bem como nos lugares pelos quais as saídas escolares se conformaram como instrumentos de aprendizado. Apesar da mesma raiz ideológica, a experiência educativa de São Paulo, por seu contexto particular, estruturou suas práticas com autonomia em relação à Escola de Barcelona, fato que determinou a elaboração de estruturas analíticas distintas para a abordagem dos programas daqui e dali.
  • DOI: 10.11606/D.16.2013.tde-11072013-144043
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2013-05-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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