skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Bibliófilos audiovisuais os media como forma de aproximar estudantes dos livros
Rogério Pelizzari de Andrade Adilson Citelli
2011
Localização:
ECA - Escola de Comunicações e Artes
(t301.161 A553b )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Bibliófilos audiovisuais os media como forma de aproximar estudantes dos livros
Autor:
Rogério Pelizzari de Andrade
Adilson Citelli
Assuntos:
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA (ASPECTOS SOCIAIS)
;
HÁBITO DE LEITURA
;
LIVROS
;
EDUCOMUNICAÇÃO
Notas:
Dissertação (Mestrado) ; Bibliografia
Notas Locais:
Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
Descrição:
Os meios de comunicação eletrônicos são responsabilizados por supostos desvios das práticas leitoras. Influenciados pelas teorias críticas da comunicação, especialmente ligadas à Escola de Frankfurt, pesquisadores afirmam que os media representam o principal impedimento para que os jovens se aproximem dos livros. Os estímulos audiovisuais de suportes, como a televisão, o rádio, a internet e o videogame, em geral marcados pela superficialidade e pela tentativa de induzir as audiências ao consumo, minimizariam o contato com vivências mais complexas que se manifestam no contato com o texto impresso. Propondo uma inversão deste ponto de vista, uma pesquisa etnográfica foi realizada em sala de leitura de uma escola municipal de São Paulo. O objetivo era identificar relações entre as experiências vivenciadas com os produtos midiáticos e o possível interesse que eles podem despertar em relação aos livros. Alinhado com autores como Martín-Barbero, Canclini e Orozco, que consideram a possibilidade de utilização dos meios de comunicação para contribuir com o processo de educação, o percurso teórico do estudo abrangeu ainda uma revisão das teorias críticas, ideias acerca da função e do conceito de leitura e a influência dos fatores culturais neste processo
Data de criação/publicação:
2011
Formato:
173 p il.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRO
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript