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Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP

Duarte, Alexandre De Castro Moura

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2004-01-26

Acesso online

  • Título:
    Gestão estratégica na pequena empresa: estudo multi-caso de identificação e análise do processo de formação de estratégia em empresas da região de Ribeirão Preto - SP
  • Autor: Duarte, Alexandre De Castro Moura
  • Orientador: Escrivão Filho, Edmundo
  • Assuntos: Competitividade; Estratégia; Pequena Empresa; Competitiveness; Small Business; Strategy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Em função da importância das pequenas empresas na economia do país, identificar, analisar e compreender a prática da estratégia em pequenas empresas e relacioná-la com as características das escolas de estratégia, foi o principal interesse deste trabalho. Além disso, buscou-se como objetivos secundários revisar a literatura sobre estratégia empresarial e pequenas empresas; compreender o processo de formação do pensamento estratégico dentro das pequenas empresas e comparar a realidade da pequena empresa com a bibliografia existente, identificando as escolas de pensamento estratégico mais congruentes com as necessidades e possibilidades da pequena empresa. O processo de globalização gerou a necessidade de modernização e desenvolvimento gerencial devido ao aumento da competitividade empresarial. A análise da competição em todos os setores empresariais passou a ser tema de muitos artigos e estudos acadêmicos na tentativa de explicar a prosperidade de inúmeras organizações em detrimentos de outras. A competitividade imposta às empresas nacionais pela abertura do mercado brasileiro, através de seu modelo de abertura econômica e política desde 1994, promoveu e continua promovendo mudanças numa velocidade sem precedentes na história, tornando as micro e pequenas empresas fundamentais para os planos de crescimento do país, tanto no que diz respeito à economia quanto à questão do emprego, pois, segundo o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE, 1999), existem cerca de 3,5 milhões de pequenas empresas no Brasil que juntas representam 98,3% do total das empresas registradas no país, 42% da massa salarial, 30% do produto interno bruto e 60% da mão de obra ocupada. Para realizar este trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa, estudo multicaso, através de entrevistas com empresários em empresas de reconhecido sucesso no ramo de atuação. Como resultados alcançados, verificaram-se as dificuldades dos pequenos empresários na elaboração e implementação da estratégia, assim como se pôde comparar a prática dos empresários entrevistados com as escolas de pensamento estratégico pesquisadas.
  • DOI: 10.11606/D.18.2017.tde-03082017-084632
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2004-01-26
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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