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Análises não invasivas de pinturas de cavalete do artista Oscar Pereira da Silva pertencentes ao acervo do Museu Paulista da USP

Schenatto, Júlia

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física 2023-09-21

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análises não invasivas de pinturas de cavalete do artista Oscar Pereira da Silva pertencentes ao acervo do Museu Paulista da USP
  • Autor: Schenatto, Júlia
  • Orientador: Rizzutto, Marcia de Almeida
  • Assuntos: Espectroscopia Raman; Fluorescência De Raios X; Museologia; Técnicas Não Invasivas; Oscar Pereira Da Silva; Raman Spectroscopy; Non-Invasive Techniques; Museology; X Ray Fluorescence
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Oscar Pereira da Silva é um dos nomes mais famosos entre os pintores do período neoclássico brasileiro do final do século 19 e começo do 20. Esse artista, que possuía um estilo de pintura pragmático, sempre atento aos detalhes e procurando se manter fidedigno com a realidade do que retratava em suas pinturas, desenvolveu uma grande fama ao contribuir para os acervos dos museus de São Paulo e de coleções privadas no começo do século 20. As obras que são destacados neste trabalho, Desembarque de Pedro Álvares Cabral em Porto Seguro em 1500 (1900), Fundação de São Paulo (1907), Príncipe Regente Dom Pedro e Jorge de Avilez a bordo da Fragata União (1922) e Sessão das cortes de Lisboa (1922), todas pertencentes ao acervo do Museu Paulista, são expressões de uma contribuição importantíssima que o artista fez em sua profissão: a construção imagética de eventos históricos importantes para a Independência do Brasil e formação da República Brasileira. Sob um olhar técnico-científico, essas pinturas foram estudadas com técnicas não invasivas e instrumentação portátil, garantindo a integridade das obras durante as análises, não precisando movê-las ou remover amostras para os seus estudos. Foram utilizadas as técnicas de imageamento de fotografia visível (VIS), fluorescência visível por irradiação ultravioleta (UV-Vis) e reflectografia de infravermelho (RIV), as quais revelaram restauros e intervenções, detalhes estilísticos do artista e esboços preparatórios que passavam despercebidos a olho nu. As técnicas espectroscópicas de fluorescência de raios X e Raman também permitiram a determinação da composição química dos pigmentos presentes nas telas, possibilitando estabelecer uma paleta de pigmentos mais provável para cada uma das pinturas. A partir deste conjunto de análises e com processamento dos dados por análise estatística multivariada (análise de componentes principais, ACP), foi possível destacar as semelhanças e diferenças entre as obras. As informações obtidas neste trabalho somam-se às análises realizadas anteriormente e enriquecem ainda mais o conhecimento do artista e do seu processo criativo e produtivo. Espera-se, portanto, que a construção de uma base de dados cada vez mais robusta sobre o processo artístico de Oscar Pereira da Silva contribua para futuros estudos sobre esse artista por pesquisadores de diferentes áreas da ciência de patrimônio histórico.
  • DOI: 10.11606/D.43.2023.tde-17102023-215949
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Física
  • Data de criação/publicação: 2023-09-21
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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