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Aprendendo com os mestres japoneses o tsuchikabe: técnica de taipa japonesa no Brasil

Hijioka, Akemi ; Ino, Akemi ; Joaquim, Bianca

Tierra, sociedad, comunidad, 2015, p.561-571

Universidad de Cuenca

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  • Título:
    Aprendendo com os mestres japoneses o tsuchikabe: técnica de taipa japonesa no Brasil
  • Autor: Hijioka, Akemi ; Ino, Akemi ; Joaquim, Bianca
  • Assuntos: prática como aprendizado ; taipa de mão ; técnica japonesa
  • É parte de: Tierra, sociedad, comunidad, 2015, p.561-571
  • Descrição: Este artigo tem por objetivo apresentar o workshop que foi realizado em 2013 pelo Grupo Habis, dentro do Programa de Cultura e Extensão do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. O curso tinha como finalidade trazer ao Brasil o conhecimento milenar da cultura construtiva japonesa que se utiliza da terra. Como material construtivo a terra no Brasil foi intensamente utilizado no período colonial, mas foi ao longo do tempo sendo substituídos por tijolos e outros materiais. As técnicas construtivas foram mantidas sem grandes mudanças durante séculos e consideradas primitivas, frequentemente associadas à ideia de pobreza e precariedade. Por outro lado, no Japão, ferramentas e técnicas tiveram grandes avanços, resultando em vasto repertório, atendendo não somente questões técnicas, mas alcançando status de apreciação estética; consolidado na cultura como seguro, saudável e sofisticado. O uso da técnica do tsuchikabe que literalmente significa parede de terra pode ser vista no Brasil, nas casas dos imigrantes japoneses construídas no inicio do século, entretanto seus dados até hoje não haviam sido estudados. O tsuchikabe realizado no Brasil foi misturado à cultura local, com influência cabocla e quilombola e, esta forma híbrida, diversa e criativa que surgiu naquele período, possibilitou a construção de cerca de 500 habitações. A intenção do curso foi apresentar parte do conhecimento milenar japonês, e para tanto, um mestre sakan foi convidado do Japão. Para entender o conhecimento que vão muito além da teoria, mas construídos através dos gestos, significados e valores transmitidos por gerações a prática foi enfatizada. Buscou-se assim, compreender tsuchikabe não como produto, mas como processo. Foi importante experimentar o passo a passo das etapas envolvidas no "fazer", pois nela está contida a compreensão das interações de conhecimento, e que os gestos podem revelar as conexões do passado para novas ações.
  • Editor: Universidad de Cuenca
  • Idioma: Português

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