skip to main content

Utilização de objetos de aprendizagem para melhoria da qualidade do ensino de hierarquia de memória

Tiosso, Fernando

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2015-03-24

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Utilização de objetos de aprendizagem para melhoria da qualidade do ensino de hierarquia de memória
  • Autor: Tiosso, Fernando
  • Orientador: Bruschi, Sarita Mazzini
  • Assuntos: Arquitetura De Computadores; Simulação; Objetos De Aprendizagem; Educação; Memória Cache; Learning Objects; Education; Computer Architecture; Cache Memory; Simulation In Lab Environments
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O ensino e a aprendizagem do tema hierarquia de memória não são tarefas simples, pois muitos assuntos que são abordados em teoria podem desmotivar a aprendizagem em virtude de sua complexidade. Este projeto de mestrado apresenta a transformação do módulo de memória cache da ferramenta Amnesia em um objeto de aprendizagem, que visa facilitar a construção do conhecimento através da simulação da estrutura e da funcionalidade da hierarquia de memória na arquitetura von Neumann de uma maneira mais prática e didática. Este processo permitiu que funcionalidades existentes na ferramenta fossem readequadas e novas funcionalidades desenvolvidas. Aliado a isso, planos de aula e questionários de avaliação e usabilidade também foram concebidos, validados e implementados junto à elaboração de um tutorial para descrever o funcionamento do novo objeto. Os estudos experimentais realizados analisaram dois aspectos: o primeiro, se o objeto de aprendizagem melhorou, de fato, a aprendizagem dos alunos no assunto memória cache; o segundo, a opinião dos alunos em relação à utilização do objeto. Após a análise e avaliação dos resultados obtidos nos experimentos, foi possível demonstrar uma evolução na aprendizagem quando se fez o uso do objeto, além de se perceber que a motivação dos alunos em utilizar outros objetos de aprendizagem aumentou.
  • DOI: 10.11606/D.55.2015.tde-13082015-142049
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2015-03-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.