skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Educação patrimonial no Iphan: análise de uma trajetória; Heritage education at Iphan: analysis of a trajectory

Oliveira, Cléo Alves Pinto De

Revista CPC; v. 14 n. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 32-54

Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. 2019-08-30

Acesso online

  • Título:
    Educação patrimonial no Iphan: análise de uma trajetória; Heritage education at Iphan: analysis of a trajectory
  • Autor: Oliveira, Cléo Alves Pinto De
  • Assuntos: Heritage Education; Preservation Policy; Instituto Do Patrimônio Hist´Órico E Art´Ístico Nacional - Iphan; Educação Patrimonial; Política De Preservação; Instituto Do Patrimônio Histórico E Artístico Nacional - Iphan
  • É parte de: Revista CPC; v. 14 n. 27esp (2019): Dossiê Educação Patrimonial; 32-54
  • Descrição: Since its foundation, Iphan has expressed in documents and publications the importance of heritage education for the preservation of cultural heritage. However, heritage education was historically treated as an activity complementary to the others carried out by the institution and, in general, one-off activities were carried out, unrelated to Iphan’s final actions. Thus, there is a mismatch between the importance of the heritage education enunciated and the actions taken in this direction. In face of this background, this articleaims to analyze the trajectory of heritage education at Iphan, contrasting the enunciation and the action. This work is expected to contribute to the systematization of this trajectory, as well as to discuss technical and political aspects related to the theme, so that future actions of heritage education can be more effective for the preservation of the cultural heritage.
    Desde a sua criação, o Iphan manifestou em documentos e publicações a importância da educação patrimonial para a preservação do patrimônio cultural. Contudo, a educação patrimonial foi historicamente tratada como uma atividade complementar às outras realizadas pelo órgão, tendo sido, de modo geral, realizadas atividades pontuais, desvinculadas das ações finalísticas do Iphan. Assim, verifica-se um descompasso entre a importância da educação patrimonial enunciada e as ações realizadas nesse sentido. Frente a esse quadro, este artigo tem como objetivo analisar a trajetória da educação patrimonial no Iphan, contrapondo a enunciação à ação. Espera-se com este trabalho contribuir para a sistematização dessa trajetória, assim como discutir aspectos técnicos e políticos relacionados ao tema, para que as açõesfuturas de educação patrimonial sejam mais efetivas para a preservação do patrimônio cultural.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cpc/article/view/158739/155799
  • Editor: Universidade de São Paulo. Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.
  • Data de criação/publicação: 2019-08-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.