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Um panorama da interface entre Educação e Comunicação em Joinville: processos e resultados das práticas educomunicativas nas instituições públicas de ensino

Nardes, Wellington

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2019-11-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Um panorama da interface entre Educação e Comunicação em Joinville: processos e resultados das práticas educomunicativas nas instituições públicas de ensino
  • Autor: Nardes, Wellington
  • Orientador: Citelli, Adilson Odair
  • Assuntos: Cidadania; Participação; Educomunicação; Escola; Joinville/Sc; Participation; Joinville-Sc; Educommunication; Citizenship; School
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação.
  • Descrição: Nesta dissertação nos aplicamos acerca da interface entre \"Educação e Comunicação\" nas unidades educativas do município de Joinville, estado de Santa Catarina, ao sul do Brasil. A aproximação-entrelaçamento dessas duas áreas do conhecimento é objeto de estudo de pesquisadores e de especialistas que denominam esse fenômeno teórico-prático a partir de inúmeros termos/nomenclaturas baseados numa multiplicidade de perspectivas conceituais e abordagens didático-pedagógicas, entre os quais, a Educomunicação, cerne desta pesquisa. A \"Educom\" promove um conjunto de aprendizagens significativas tanto em seu próprio processo quanto pelos resultados como um todo. Embora sejam tempos distintos da práxis educomunicativa, processos e resultados são indissociáveis e igualmente fundamentais, coexistindo entre si. Se um ou o outro não subsistir, ambos podem se anular mutuamente: não adiantam processos dito reflexivos, estruturados e sistematizados se os resultados não são contributivos do ponto de vista educativo e, de igual modo, resultados pretensamente satisfatórios sem processos refletidos indicam que tão somente os fins interessam e não os meios quando, pelo estrito conceito, Educomunicação é uma confluência entre ambos. A pesquisa, de um lado, se fundamenta no Quadro Teórico de Referência, seus conceitos e seus autores, entre os quais, Martín-Barbero, Mario Kaplún e Paulo Freire e, de outro lado, se orienta pelo modelo metodológico formulado em níveis e fases por Maria Immacolata Vassalo de Lopes que discute, epistemologicamente, a metodologia como um todo e as técnicas de observação e de coleta de dados utilizadas como o questionário e a entrevista. Nesses termos, foram visitadas 123 das 191 unidades educativas de Joinville, entre as quais, os Centros de Educação Infantil (CEI), as Escolas Municipais (EM) e as Estaduais (EE). Essas instituições - a partir de seus diretores, representantes outros ou todo o colegiado - responderam o questionário com 18 questões e nos atenderam em entrevistas de todo tipo compondo-se, assim, a primeira etapa da pesquisa dedicada somente às escolas da cidade. Orientando-nos por determinados critérios metodológicos selecionamos 12 instituições para que pudéssemos abordar seus alunos. Nesse caso, aplicamos o questionário para 630 crianças, adolescentes e jovens das escolas em questão e realizamos as entrevistas com 40. Tratou-se, neste caso, da segunda etapa da pesquisa empenhada em lidar apenas com alunos. Essa ida à campo investigou se projetos, ações, atividades e/ou iniciativas realizados por meio de processos e de resultados pelas Escolas Municipais e Estaduais de Joinville são razoavelmente satisfatórios/contributivos e se desenvolvem norteados pelos princípios e pelas premissas da Comunicação/Educação a partir de três dimensões as quais averiguar se: a) proporcionam aquisição de conhecimentos sobre determinada área em torno da qual se debruçam as iniciativas de Educomunicação como, por exemplo, o meio-ambiente, a saúde e a questão social; b) colaboram na formação de sujeitos autônomos, conscientes, críticos e protagonistas, por meio de espaços plurais e aprendizagens significativas; c) possibilitam o diálogo, promovem o senso de democracia e provocam o engajamento social dos sujeitos e, por conseguinte, a cidadania participativa em demandas de interesse público da comunidade. Assim, para alcançarmos resultados satisfatórios do ponto de vista teórico-epistemológico articulamos o objeto de estudo: seu problema, suas hipóteses, seus objetivos e seus métodos. Os resultados da pesquisa apontam que - embora em sua maioria as escolas não utilizem a nomenclatura \"Educomunicação\" para designar suas práticas, processos e resultados - ainda assim há uma quantidade de projetos que se orientam pelos princípios e pelas premissas da interface e de seus múltiplos termos e conceitos, especialmente, a chamada \"Educom\". De modo geral, podemos dizer que essas ações, atividades e iniciativas - dependendo da abordagem do Projeto de Educomunicação e de suas temáticas - proporcionam aos alunos o desenvolvimento de atributos como autonomia, cidadania, consciência, criatividade, criticidade, democracia, diálogo, engajamento, participação e protagonismo, entre outros.
  • DOI: 10.11606/D.27.2020.tde-24012020-110355
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2019-11-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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