skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Lugares esquecidos. A preservação do patrimônio no interior paulista investigações sobre as cidades de Dourado e Nova Europa

Julciléa Cristina Zólio Maria Lúcia Bressan Pinheiro

2011

Localização: FAU Maranhão - Fac. Arquit. Urbanismo- Pos-Grad.    (043:72.025.3 Z86L )(Acessar)

  • Título:
    Lugares esquecidos. A preservação do patrimônio no interior paulista investigações sobre as cidades de Dourado e Nova Europa
  • Autor: Julciléa Cristina Zólio
  • Maria Lúcia Bressan Pinheiro
  • Assuntos: PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO (PRESERVAÇÃO) -- DOURADO (SP) NOVA EUROPA (SP); PLANEJAMENTO TERRITORIAL URBANO -- DOURADO (SP) NOVA EUROPA (SP); URBANIZAÇÃO -- DOURADO (SP) NOVA EUROPA (SP)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Segundo o Censo do ano 2.000, em torno de 31% dos municípios do Estado de São Paulo possuem populações entre 10.000 e 50.000 habitantes, tornando-se assim a larga maioria dos municípios de pequeno e médio porte em relação aos 15,5% de municípios com mais de 50.000 habitantes; ao mesmo tempo, esta maioria é também a menos conhecida em termos de sua criação, evolução enquanto sistema urbano, tornando impraticável um planejamento que vise a sua proteção enquanto patrimônio urbano e arquitetônico e a sua expansão futura de modo ordenado. A região em estudo é constituída por uma rede de pequenas cidades, que surgem como decorrência de diferentes fatores: a) fixação dos 'torna viagem', provenientes em sua maioria de Minas Gerais; b) a expansão da lavoura cafeeira; c) a chegada da ferrovia; d) ações governamentais, tais como a implantação de núcleos coloniais; e) desmembramento de grandes fazendas. Apesar das origens diversas, essas cidades fazem parte de um grupo resultante de um ideá rio urbanístico análogo, e reagiram em maior ou menor grau a eventos como a substituição da cultura cafeeira e a desativação e erradicação da ferrovia em detrimento da opção nacional pelo transporte rodoviário, com o início do processo de redistribuição dos fluxos de transporte das antigas linhas de ferro para as rodovias, reconfigurando as relações de identidade e interdependência dessas localidades. (Continua)
    (Continuação) Entre as cidades pertencentes à zona de estudos que conseguiram um maior desenvolvimento econômico, seus núcleos centrais vem passando por um processo de decadência e deterioração, graças às contradições em seus processos de desenvolvimento, resultando em distorções e na perda da qualidade de seus espaços e conseqüentemente na qualidade de vida. Nas cidades menores, as áreas centrais foram 'preservadas pela pobreza', sendo que na maioria delas, as instituições mais importantes ainda estão ali localizadas, o que não impede que seu patrimônio arquitetônico seja descaracterizado e substituído por falta de legislação específica para suas necessidades e características. Além da perda do patrimônio arquitetônico, também vem se perdendo os valores e costumes da região, resultando em atitudes equivocadas em relação à realidade física local. Entende-se como necessário um resgate desses valores patrimoniais, principalmente uma maior divulgação da história local aos seus habitantes, a fim de contribuir para a sua ressignificação. Por acreditarmos que a produção espacial urbana do passado tem vínculos estreitos com o presente, configurando-se como um referencial histórico, e a sua degradação e desvalorização implicam na perda da identidade cultural e da qualidade de vida de toda a região em estudo, o presente trabalho pretende contribuir para a preservação do patrimônio ambiental urbano das cidades de Dourado e Nova Europa, mas de forma flexível e que possa servir de referência para as demais cidades da região. Palavras chave: Preservação do patrimônio cultural, urbanização do interior paulista, cultura cafeeira.
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 226 p il..
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.