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Modelagem de ambientes interativos conscientes de contexto: uma abordagem baseada nos padrões MPEG-4 e MPEG-7

Santos Junior, João Benedito Dos

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação 2002-12-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Modelagem de ambientes interativos conscientes de contexto: uma abordagem baseada nos padrões MPEG-4 e MPEG-7
  • Autor: Santos Junior, João Benedito Dos
  • Orientador: Moreira, Edson dos Santos
  • Assuntos: Não Disponível; Not Available
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Novas formas de interação têm surgido a partir da disseminação das tecnologias associadas á multimídia interativa. O uso de objetos multiinídia apresenta-se, num primeiro momento, como um bónus para muitas aplicações, porém, no contexto no qual este trabalho se insere, pretende-se investigar as possibilidades para o usuário interagir com objetos multimídia, durante a apresentação desses objetos, com características que ultrapassem os limites dos tradicionais controles VCR (Vídeo- Cassette Recorder). Adicionalmente, a apresentação de um vídeo interativo pode ser influenciada e/ou modificada por eventos que ocorrem no ambiente no qual a aplicação multimídia estiver inserida. Neste cenário, o ambiente - visto neste trabalho como sendo a infra-estrutura de comunicação, a aplicação, as mídias e os terminais para interação - pode exigir adaptações na interface do usuário e o ajuste nos parâmetros de distribuição e consumo dos streams elementares de mídia. Tecnologias, técnicas e padrões têm sido produzidos para viabilizar o desenvolvimento dessas novas aplicações multimídia; entretanto, muitas dessas novas formas de interação continuam inexploradas e não formalizadas. O principal objetivo desta tese1 é apresentar uma proposta para a modelagem de ambientes interativos conscientes de contexto, utilizando a linguagem UML (Unified Modelling Language), tendo como infra-estrutura tecnológica os padrões MPEG-4 e MPEG-7 da família de padrões MPEG (Moving Picture Expert Group) e considerando as informações contextuais como uma forma para facilitar e incrementar a interação do usuário com essas novas aplicações multimídia interativos. O trabalho descreve um cenário para aplicações interativas com base nos padrões MPEG-4 e MPEG-7, no qual seja possível aplicar os conceitos de consciência de contexto como forma para oferecer suporte ao desenvolvimento de novos sistemas multimídia interativos. Neste sentido, novos critérios de interação foram estabelecidos a partir da distribuição de conteúdo multimídia (representado por objetos MPEG-4) e informação associada ao conteúdo, descrita por esquemas MPEG-7. O futuro padrão MPE.G-2Í está sendo investigado como potencial tecnologia para representar esses novos requisitos multimídia como itens digitais universais. Os principais conceitos de consciência de contexto foram estendidos e adicionados à modelagem proposta também para prover personalização do ambiente. O conceito de perfil de aplicação interativa foi formalizado e discutido. Como forma de validação da proposta, uma aplicação de televisão Interativa f/ Y/) foi formalizada e apresentada como estudo de caso, possibilitando a discussão das limitações presentes na modelagem proposta. 1 Parto deste trabalho foi realizada nos laboratórios da T e l e com Italia Lab - T I L A B (que era c o n h e c i d o c o m o CSELT - Centro dl Studi e Laboratorio lelecommunicazioni), junto á Advanced Multimedia Division, em Turim, Itália, no período de maio a dezembro de 2001.
  • DOI: 10.11606/T.55.2002.tde-03062015-105735
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação
  • Data de criação/publicação: 2002-12-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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