skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios

Morosini, Marilia Costa

Revista argentina de educación superior, 2009 (1), p.125-152

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios
  • Autor: Morosini, Marilia Costa
  • Assuntos: Brasil Educación Superior ; Brazilian Graduate Level ; Brazilian Higher Education ; ciencia ; ciência ; Educação Superior Brasil ; formación ; formação de recursos humanos ; graduação Brasil ; higher education ; human resources formation ; Postgrado Brasil ; Pós ; recursos humanos ; science ; technology & innovation ; tecnologia & Inovação ; tecnología e innovación ; universidad ; universidade
  • É parte de: Revista argentina de educación superior, 2009 (1), p.125-152
  • Descrição: Brazilian graduate level programs are a result of global and sectorial public policies developed after the 1970s, during the dictatorship period. The Graduate Level, as a scientist human resource formation, it is one of the bases of the National System of Science and Technology, which is considered the milestone of Brazilian development. The relation between development, National System of Science and Technology and graduate level programs remains until present days. This article analyzes the formation of graduate level programs in Brazil and its main challenges, based on official documents, as a regulations and statistics, and bibliographical material. During the democratic period (after 1985) graduate level programs are consolidated, but lack resources and are distant from administrative level offices of Science and Technology and Formation of Human Resources. After the end of the last siècle accompany the expansion of graduate level programs rigid accreditation processes, following international standards, overlooked by the central government (CAPES/Ministry of Education) and resources to the researches by the CNPq/Ministry of Science. These elements are inserting in the System of Sciences and Technology that is diversified, with the incorporation of the concept of innovation (Science, Technology and Innovation) in the agendas of the business sector and in the policies to foster research at the federal and state levels. Among the main challenges of the Graduate Level Programs in Brazil it is the expansion with quality and sustainability, where internationalization is central, paralleled by the overcoming of regional concentration and the search for balance between productivity and the substrate of the education. A Pós-graduação (PG) no Brasil é fruto de políticas públicas refletoras de planos globais e setoriais, que se desenvolvem a partir de 1970s, no período ditatorial. A PG, como formadora de recursos humanos de alto nível, se constitui numa das bases do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (SNC&T), considerado a mola propulsora do desenvolvimento brasileiro. A relação entre desenvolvimento, SNC&T e PG se mantém, fortemente, até hoje. Este artigo analisa a construção da pós-graduação no Brasil e seus principais desafios, baseado em documentos oficiais, como marcos regulatório e estatísticas, e material bibliográfico sobre o tema. No período democrático (pós 1985) a pós-graduação se consolida, enfrentando a carência de recursos e o distanciamento entre os ministérios gestores da C&T e a formação de recursos humanos. A partir do final do século passado acompanha a expansão da pós-graduação uma forte avaliação, com padrões internacionais e com gestão pelo governo central através da CAPES/MEC e fomento aos pesquisadores pelo CNPq/MCT. Estes fatores estão inseridos num sistema de C&T que se diversifica, com a crescente incorporação do conceito de inovação (SNCT&I) na agenda do setor empresarial e na política de fomento à pesquisa dos governos federal e estadual. Entre os principais desafios da PG estão a expansão com qualidade e sustentabilidade, na qual a internacionalização é marco importante, paralelo a superação da concentração regional e a busca de equilíbrio na perspectiva do trabalho docente entre a produtividade e o substrato da educação. El Postgrado (PG) en el Brasil es el resultado de las políticas públicas que reflejan el mundo y los planes sectoriales, que se desarrollan a partir de la década de 1970, el período dictatorial. PG, como formador de recursos humanos de un alto nivel, se constituye en una de las bases del Sistema Nacional de Ciencia y Tecnología (SNC&T), considerada un trampolín para el desarrollo de Brasil. La relación entre el desarrollo, SNC&T y PG sigue manteniéndose hasta hoy. Este artículo examina la construcción de post-graduación en el Brasil y sus principales retos, sobre la base de documentos oficiales, y los hitos de reglamentación y estadísticas, y material bibliográfico sobre el tema. En el período democrático (post 1985) y de postgrado, se consolidan, se enfrentan a la escasez de recursos y la brecha entre los ministerios de S & T, los directores y la formación de recursos humanos. A partir de finales del siglo pasado, sigue la fuerte expansión de la evaluación de postgrado con las normas internacionales y administrados por el gobierno central a través de la CAPES/MEC y aliento a los investigadores por el CNPq/MCT. Estos factores se insertan en un sistema de C&T que es diversificada, con una creciente incorporación del concepto de innovación (SNCT&I) en la agenda del sector empresarial y la política de fomento de la investigación de los gobiernos federal y estatal. Entre los principales retos del PG está la expansión con calidad y sostenibilidad, en la que el hito de internacionalización es marco importante, paralelo a la superación de la concentración regional y la búsqueda de un equilibrio en la perspectiva de la enseñanza entre la productividad y del fundamento de la educación.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.