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Políticas curriculares, Educação Básica brasileira, internacionalização: aproximações e convergências discursivas

Thiesen, Juares da Silva

Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2019, Vol.45 [Periódico revisado por pares]

Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Citações Citado por
  • Título:
    Políticas curriculares, Educação Básica brasileira, internacionalização: aproximações e convergências discursivas
  • Autor: Thiesen, Juares da Silva
  • Assuntos: Basic education ; Curriculum ; EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Internacionalização – Currículo – Educação básica – Política ; Internationalization ; Internationalization – Curriculum – Basic education – Policy ; Policy
  • É parte de: Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2019, Vol.45
  • Descrição: Resumo O texto integra-se ao trabalho de pesquisa desenvolvido em estágio pós-doutoral que tem por objetivo geral analisar implicações dos movimentos de internacionalização curricular no/do Ensino Superior sobre as atuais políticas e reconfigurações curriculares na Educação Básica. No artigo em pauta, como recorte, exploro, com base nos textos oficiais da política curricular brasileira, quais demandas, em termos de metas, recomendações e orientações curriculares, aparecem associadas, de algum modo, com a internacionalização do currículo na Educação Básica. A identificação das referidas demandas é feita por meio de um mapeamento de textos oficiais que compõem a produção da política curricular instituída a partir dos anos 2000, usando-se um conjunto de descritores e categorias. No tratamento analítico dos dados, levo em conta que o sistema educacional brasileiro é permeável ao movimento global da internacionalização do currículo e que a formulação de suas políticas mais recentes reflete influências diretas deste contexto – o que Stephen Ball denomina contextos de influência. Os resultados mostram que há relativa identificação entre as atuais prescrições curriculares oficiais da Educação Básica brasileira e os requerimentos ou expectativas dos movimentos transnacionais de internacionalização, e que essa aproximação ocorre em diferentes aspectos da dinâmica curricular.
  • Editor: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • Idioma: Português;Inglês

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