skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita: a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino

Faria, Ana Carolina Gelmini de

Cadernos de História da Educação, 2022-02, Vol.21, p.e062-e062 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Uberlândia

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    Estratégias de difusão da educação em museus por meio da escrita: a atuação do Museu Histórico Nacional em seu Anais e na Revista do Ensino
  • Autor: Faria, Ana Carolina Gelmini de
  • Assuntos: história da cultura escrita ; museu histórico nacional ; revista do ensino
  • É parte de: Cadernos de História da Educação, 2022-02, Vol.21, p.e062-e062
  • Descrição: O presente trabalho se propõe refletir, a partir de publicações do autor Roger Chartier, como o mesmo aprofunda a investigação sobre a composição dos textos nas materialidades que os dão a ler, enfatizando aspectos que intencionam a liberdade cerceada do leitor (tais como o autor, as formas tipográficas e os protocolos de leitura). Como aproximação do exercício empírico elejo um texto de uma funcionária do Museu Histórico Nacional, Sigrid Pôrto de Barros, sobre educação em museus que foi publicado em dois suportes diferentes - os Anais do Museu Histórico Nacional e a Revista do Ensino do Rio Grande do Sul - servirá de apoio para a construção da análise. Conclui que o sentido do texto não é indiferente à materialidade do objeto que o comunica, ou seja, a forma transforma o sentido do escrito.
  • Editor: Universidade Federal de Uberlândia
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.