skip to main content

Educação das relações étnico-raciais como instrumento para a gestão pedagógica em direitos humanos em experimento com alunos trabalhadores da periferia de Gravataí-RS desenvolvidas no projeto UNIAFRO (UFRGS)

Leite, Marcelo Guglielmi

Revista Acadêmica Licencia&acturas, 2021-05, Vol.9 (1), p.87-103

Instituto Superior de Educação Ivoti

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Educação das relações étnico-raciais como instrumento para a gestão pedagógica em direitos humanos em experimento com alunos trabalhadores da periferia de Gravataí-RS desenvolvidas no projeto UNIAFRO (UFRGS)
  • Autor: Leite, Marcelo Guglielmi
  • Assuntos: Classe trabalhadora ; Direitos humanos ; Educação das relações étnico-raciais ; Gestão pedagógica ; Uniafro
  • É parte de: Revista Acadêmica Licencia&acturas, 2021-05, Vol.9 (1), p.87-103
  • Descrição: O presente artigo traz como principal reflexão a abordagem de temas relacionados ao papel da gestão pedagógica na educação das relações étnico-raciais em uma perspectiva antirracista, em um contexto de ensino de jovens e adultos trabalhadores do Ensino Médio da periferia de Gravataí, estudantes de uma Escola Estadual de Ensino Médio, que objetivou propostas pedagógicas presentes em materiais didáticos e discussões sobre o tema produzidas a partir do curso de formação de professores UNIAFRO, realizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no ano de 2016. As práticas pedagógicas consistiram em 05 (cinco) etapas e foram compartilhadas entre professores e alunos. Por fim, são apresentados e discutidos os resultados, bem como a percepção dos professores e dos estudantes construídas com as atividades e com a discussão. Para tanto, são expostas considerações acerca de produções e de debates protagonizados pelos estudantes nas aulas de preparação do projeto, no seu transcorrer e do que foi produzido nas próprias atividades
  • Editor: Instituto Superior de Educação Ivoti
  • Idioma: Inglês;Alemão

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.