skip to main content

The urgency and necessity to develop educational policies and inter/multicultural practices in the amazon/Amazonia: a urgencia e necessidade da construcao de politicas e praticas educacionais inter/multiculturais/Amazonia: la urgencia y necesidad de construccion de politicas y practicas inter/multiculturales

Correa, Sergio Roberto Moraes ; Hage, Salomao Antonio Mufarrej

Revista NERA, 2011-01, Vol.14 (18), p.79 [Periódico revisado por pares]

Nucleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agraria - NERA

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    The urgency and necessity to develop educational policies and inter/multicultural practices in the amazon/Amazonia: a urgencia e necessidade da construcao de politicas e praticas educacionais inter/multiculturais/Amazonia: la urgencia y necesidad de construccion de politicas y practicas inter/multiculturales
  • Autor: Correa, Sergio Roberto Moraes ; Hage, Salomao Antonio Mufarrej
  • É parte de: Revista NERA, 2011-01, Vol.14 (18), p.79
  • Descrição: By considering the dynamic processes of relations among social, political, economic, cultural and environmental aspects of multi-territoriality, this article analyzes rural educational and social reality in the state of Para, Brazil. It analyzes the singularities of productive, environmental and socio-cultural relationships in the Amazon and it presents references to the development and implementation of educational policies and practices guided by coexistence and dialogue between different cultures. The study seeks to confront the hierarchies and inequalities of class, gender, race, ethnicity that exist in the region, not to mention wider society. Keywords: Rural education, education in Amazon, educational policy, cultural diversity, social development. O artigo analisa a realidade educacional e social mais ampla do campo no estado do Para, relacionando e considerando os processos e dinamicas sociais, politicos, economicos, culturais e ambientais da multiterritorialidade rural amazonica. Seu conteudo evidencia singularidades produtivas, ambientais e socioculturais da Amazonia, e apresenta referencias para a elaboracao e implementacao de politicas e praticas educacionais pautadas pela convivencia e o dialogo entre as diferentes culturas, buscando enfrentar as hierarquias e desigualdades de classe, genero, raca, etnia existentes na regiao e na sociedade. Palavras-chave: Educacao do campo, educacao na Amazonia, politicas educacionais, diversidade cultural, desenvolvimento social. El articulo analiza la realidad educacional y social mas amplia del campo en el estado de Para, relacionando y considerando los procesos y dinamicas sociales politicas, economicas, culturales y ambientales de la multiterritorialidad rural amazonica. Su contenido evidencia singularidades productivas, ambientales y socio culturales de la Amazonia, y presenta referencias para la elaboracion e implementacion de politicas y practicas educacionales pautadas por la convivencia y el dialogo entre las diferentes culturas, buscando enfrentar las jerarquias y desigualdades de clase, genero, raza, etnia existentes en la region y en la sociedad. Palabras claves: Educacion del campo, educacion en la Amazonia, politicas educacionales, diversidad cultural, desarrollo social.
  • Editor: Nucleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agraria - NERA
  • Idioma: Espanhol

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.