skip to main content

Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática

Rodrigues, Renata Viviane Raffa ; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade ; Oliveira, Hélia Margarida

Boletim de educação matemática BOLEMA, 2018-12, Vol.32 (62), p.967-989

Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - IGCE - Depto de Matemática

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Comunicação no Ensino Exploratório: visão profissional de futuros professores de Matemática
  • Autor: Rodrigues, Renata Viviane Raffa ; Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade ; Oliveira, Hélia Margarida
  • Assuntos: Activity recognition ; Communication ; Education ; Feedback ; Mathematical analysis ; Mathematics ; Mathematics teachers ; Multimedia ; Qualitative analysis ; Qualitative research ; Students ; Teacher education ; Teachers ; Teaching ; Vision
  • É parte de: Boletim de educação matemática BOLEMA, 2018-12, Vol.32 (62), p.967-989
  • Descrição: O presente estudo tem como objetivo compreender a visäo profissional sobre a comunicaçâo no Ensino Exploratório desenvolvida por um grupo de futuros professores (FP) de Matemática numa disciplina da formaçâo inicial. O contexto do estudo tem como elemento central a utilizaçâo de um caso multimídia que, dentre outras mídias, recorre ao vídeo para retratar episódios de uma aula de Matemática na perspectiva do Ensino Exploratório. Os dados dessa investigaçâo qualitativa referem-se as respostas escritas dos FP em pequenos grupos e as discussoes conjuntas nas sessoes de formaçâo voltadas a análise do caso. Os resultados evidenciam que os FP percebem os seguintes aspectos da comunicaçâo: i) a promoçâo de interaçöes dialógicas pela professora protagonista do caso para o desenvolvimento da tarefa matemática pelos alunos; e ii) o feedback da professora com base nas respostas dos alunos para o desenvolvimento da atividade matemática. O reconhecimento desses aspectos e os modos de raciocinar sobre eles expoem o desenvolvimento da visâo profissional dos FP.
  • Editor: Rio Claro: Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - IGCE - Depto de Matemática
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.