skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Influência da Formulação das tintas de base acrílica como barreira contra a penetração de agentes agressivos nos concretos.

Uemoto, Kai Loh

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 1998-08-18

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Influência da Formulação das tintas de base acrílica como barreira contra a penetração de agentes agressivos nos concretos.
  • Autor: Uemoto, Kai Loh
  • Orientador: Agopyan, Vahan
  • Assuntos: Concreto (Durabilidade; Proteção); Pintura Acrílica; Tintas (Formulação); Acrylic Paint; Paint Formulation; Protection Of Concrete
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Uma forma de reduzir a difusão de agentes agressivos para o interior do concreto é através da aplicação de sistemas de pintura, que funcionam como uma barreira ao ingresso destes agentes. A difusão dos agentes através de películas de pintura está relacionada com a sua porosidade, que, por sua vez, depende principalmente do teor e estrutura química da resina e do teor e morfologia dos pigmentos. Esta tese teve por objetivo principal demonstrar que, com uma formulação adequada, as tintas à base de resina acrílica podem ser utilizadas como barreira de proteção eficiente contra a penetração de água e vapor de água, anidrido carbônico (C\'O IND.2\') e íons cloreto, em estruturas de concreto ou em outros tipos de substratos. As formulações das tintas foram definidas em função do tipo de acabamento final e obtidas pela variação da relação pigmento/resina. Foram realizados ensaios de caracterização nas tintas líquidas e nas resinas utilizadas na preparação das tintas estudadas, bem como ensaios de desempenho nas películas livres e em concretos pintados, que apresentavam resistência à compressão de 20 e 40 Mpa. Para a medida da resistência à penetração dos agentes agressivos no concreto, foram desenvolvidos ensaios acelerados, com base em metodologias de avaliação de argamassas e concretos, adaptados a substratos pintados. A microestrutura das películas de tinta foi correlacionada com as propriedades físicas das películas e dos concretos pintados. Os resultados obtidos mostram a importância da formulação das tintas nos fenômenos de transporte e, além disso, mostram que tintas acrílicas e as estirenoacrílicas com diferentes temperaturas vítreas (Tg) apresentam comportamento físico distinto. Tintas de acabamento semi-brilho conferem boa proteção contra a penetração de agentes agressivos no concreto, enquanto que as de acabamento fosco apresentam função mais decorativa do que de proteção.
  • DOI: 10.11606/T.3.2017.tde-22032017-100712
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 1998-08-18
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.