skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação.

Franco, Eduardo Vidal

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2006-09-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Análise de comportamento de consumidores por agrupamento de sessões para avaliar o consumo de recursos computacionais e de comunicação.
  • Autor: Franco, Eduardo Vidal
  • Orientador: Ruggiero, Wilson Vicente
  • Assuntos: Consumidor; Negócio; World Wide Web; Business; Customer
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Elétrica
  • Descrição: O presente trabalho propõe uma nova análise de negócio para avaliar a importância de classes de consumidores para o modelo de negócio de aplicações de negócio eletrônico para a WWW. Esta avaliação é feita através do agrupamento dos consumidores em classes e da medição da receita gerada e do consumo de recursos de cada uma das classes. Este trabalho também propõe a modelagem e a implementação de uma ferramenta para a medição do consumo de recursos computacionais de cada uma das classes de consumidores. Para medir o consumo de recursos foi criada uma nova técnica baseada na proposta por Menasce et al. (1999).que permite a medição do consumo de recursos de servidores WWW através da monitoração de uma aplicação de negócio eletrônica durante a operação ou através da extração dos dados necessários para medir o consumo de recursos de arquivos de log. Para realizar a medição do consumo e para validar a técnica proposta foi projetada e construída uma ferramenta que, uma vez passada a forma de identificação de classes de consumidores e a navegação desses consumidores em arquivos de logs ou em banco de dados, permite contabilizar os recursos computacionais consumidos pelos mesmos. A ferramenta e o seu correto funcionamento foram validados através da aplicação da ferramenta sobre dados de navegação simulados para grupos pré-definidos de consumidores cujo resultado obtido foi comparado ao resultado esperado.
  • DOI: 10.11606/D.3.2006.tde-11122006-142711
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2006-09-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.