skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Sistema de fixação e juntas em vedações verticais constituídas por placas cimentícias: estado da arte, desenvolvimento de um sistema e avaliação experimental.

Fontenelle, João Heitzmann

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2012-05-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Sistema de fixação e juntas em vedações verticais constituídas por placas cimentícias: estado da arte, desenvolvimento de um sistema e avaliação experimental.
  • Autor: Fontenelle, João Heitzmann
  • Orientador: Agopyan, Vahan
  • Assuntos: Vedações Verticais Externas; Placas Cimentícias; Revestimentos Não Aderidos; Fachadas Leves; Fachadas Cortina; Sistemas De Fixação; Expansão Por Umidade; Ensaio De Choque Térmico; Juntas; Rain Screen; Thermal Shock Test; Joints; Hygral Thermal Expansion; Fixing Systems; Fiber Cement; External Vertical Enclosure Building; Cladding; Building Envelope
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Engenharia Civil
  • Descrição: A construção civil é o maior consumidor de recursos naturais do planeta, apropriando-se atualmente de mais da metade da massa total dos materiais extraídos. Neste contexto, o desenvolvimento de sistemas construtivos que proporcionem uma redução do consumo de materiais, conhecida como o princípio da desmaterialização dos edifícios, pode ser uma estratégia para a redução do impacto que a construção civil exerce sobre o ambiente, e um passo em direção a uma economia mais sustentável. A utilização de placas cimentícias para a produção de vedações vem crescendo em várias partes do mundo, seja para a produção de vedações verticais externas, seja como revestimento não aderido sobre vedos existentes, destinados tanto a melhoria estética quanto o desempenho destas fachadas. Uma vedação com placas cimentícias possui em torno de 25% da massa de uma alvenaria tradicional constituída por blocos de concreto para a execução de uma mesma área de vedação vertical, o que pode contribuir ainda para uma redução dos materiais empregados nas estruturas e fundações de um edifício. Apesar da utilização destas placas cimentícias estar coerente com a estratégia da desmaterialização, algumas experiências de vedações executadas com estes componentes manifestaram problemas de manutenção de suas características ao longo do tempo, apresentando fissuras geralmente nas juntas entre placas. Verificando-se as propriedades dos materiais que constituem esta placa cimentícia, principalmente a variação dimensional em relação à temperatura e umidade, constatou-se uma incompatibilidade entre a amplitude das variações dimensionais resultantes e os sistemas de fixação e juntas empregados para a sustentação das mesmas. A avaliação experimental de choque térmico comprovou a influência destas variações para a deterioração das juntas entre as placas. Com base nesta constatação, e em análises dos processos de fixação de placas cimentícias adotados por fornecedores em diversas partes do mundo, foi desenvolvido neste trabalho um novo sistema de fixação para placas cimentícias e de juntas entre estas com capacidade de atender a esta variação dimensional. Realizaram-se protótipos destes componentes os quais foram submetidos a uma avaliação experimental de choque térmico, resultando em nenhuma alteração visível nas juntas e nas superfícies destas placas. Como resultado concluiu-se que a criação de mecanismos que possibilitem acomodação às variações dimensionais, tanto nos dispositivos de fixação destas à estrutura, quanto nos acabamentos das juntas, podem contribuir significativamente para a durabilidade do sistema de vedações constituída por placas cimentícias.
  • DOI: 10.11606/D.3.2012.tde-13062013-111443
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2012-05-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.