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O novo mundo do espaço: Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura

Figueiredo, Fernando Stankuns De Paula

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte 2012-10-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    O novo mundo do espaço: Le Corbusier e o papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura
  • Autor: Figueiredo, Fernando Stankuns De Paula
  • Orientador: Costa, Helouise Lima
  • Assuntos: Museu Moderno; Arquitetura Moderna; Fotografia De Arquitetura; Le Corbusier; Masp; Modern Museum; Modern Architecture; Architectural Photography
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte - ECA/FAU/FFLCH
  • Descrição: O foco principal desta dissertação é o estudo da relação entre arquitetura e fotografia, tendo como premissa o fato de que o registro fotográfico nunca é neutro e sempre apresenta uma versão particular sobre aquilo que registra. A pesquisa trata especificamente da exposição Le Corbusier - Novo Mundo do Espaço (New World of Space), organizada pelo The Institute of Contemporary Art de Boston (ICA) em 1948 e realizada também no MASP em 1950, com utilização de muitas fotografias. Buscamos contribuir para o estudo do papel da fotografia na mediação entre o público e a arquitetura nos museus modernos, espaço de difusão e afirmação de ideias no campo da arquitetura e cultura modernas. O arquiteto franco-suíço Le Corbusier, cuja obra foi apresentada na exposição estudada, é considerado um dos maiores protagonistas do modernismo. Expoente da arquitetura moderna, era também um grande conhecedor da fotografia. O arquivo histórico do MASP e o acervo do Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi forneceram as principais fontes para enfrentar o tema da pesquisa e especificamente da exposição, cuja descrição minuciosa e análise constam desta dissertação. As perguntas que nortearam esse estudo foram: qual é o valor que a fotografia assume nas exposições de arquitetura? Será que ela pretende trazer a realidade na forma de documento ou seria uma (re)interpretação dos que nos é apresentado pelos arquitetos em seus projetos? As fotografias são apresentadas a partir de seu valor artístico ou informativo? E qual seria a relação das fotografias com os outros elementos da exposição, tais como desenhos e maquetes? Concluímos, por meio de nosso estudo, que o projeto expográfico do MASP para a montagem da exposição de Le Corbusier mostrou-se mais moderno e arrojado do que o da instituição onde a mostra foi organizada originalmente e mais condizente com a proposta da obra do arquiteto.
  • DOI: 10.11606/D.93.2012.tde-16112012-151004
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Estética e História da Arte
  • Data de criação/publicação: 2012-10-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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