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A experiência de ensino do Rorschach no processo de avaliação psicológica

Maria Abigail de Souza Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (3. 2004 Porto Alegre)

Porto Alegre: SBRO, 2004 Programação e Resumos

Porto Alegre SBRO 2004

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Resumo digitado (AM=SMariaa/24) ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    A experiência de ensino do Rorschach no processo de avaliação psicológica
  • Autor: Maria Abigail de Souza
  • Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Rorschach e outros Métodos Projetivos (3. 2004 Porto Alegre)
  • Assuntos: TESTES PSICOLÓGICOS
  • É parte de: Porto Alegre: SBRO, 2004 Programação e Resumos
  • Descrição: A qualidade do ensino da avaliação psicológica e do Rorschach em particular é uma preocupação não só dos estudiosos atuais do Método, mas também de seus pioneiros. A experiência de ensino do Rorschach no Instituto de Psicologia da USP instiga a autora a tecer comentários sobre alguns problemas e a apresentar sugestões específicas, advindas de experiências didáticas positivas. Para se utilizar o Rorschach é preciso que se conheça mais do que a fundamentação teórica de seus fatores, pois há que se estabelecer conexões com Teorias da Personalidade, Desenvolvimento Humano e Psicopatologia, transformando-se os dados da técnica em interpretações clínicas relevantes, que serão integradas em uma comunicação compreensível. Sugere-se como valiosa a vivência em avaliação psicológica: alunos que aplicam o Rorschach em pacientes, manifestam desempenho e interesse superior àqueles que cumprem apenas uma tarefa acadêmica, aplicando-se em sujeitos voluntários. Revela-se importante recurso didático os exemplos extraídos da prática clínica do professor: ao se mostrar, na mesma aula, percepções de Cor em protocolos de um sujeito psicótico, um neurótico e outro normativo, desenvolve-se melhor a compreensão e a capacidade de classificação destas percepções, do que se forem apresentados somente exemplos isoladdos das mesmas. A conjunção dos fatores acima citados favorece a construção de interpretações próprias a cada caso, havendo integração e síntese dos dados, contribuindo para se manter um bom nível de competência em avaliação psicológica.
  • Editor: Porto Alegre SBRO
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: p. 41.
  • Idioma: Português

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