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Situação vacinal dos alunos ingressantes na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo em 2009

Maiara Rodrigues dos Santos Núbia Virginia D'Avila Limeira de Araujo

Monografias São Paulo : EEUSP, 2009

São Paulo EEUSP 2009

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Situação vacinal dos alunos ingressantes na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo em 2009
  • Autor: Maiara Rodrigues dos Santos
  • Núbia Virginia D'Avila Limeira de Araujo
  • Assuntos: IMUNIZAÇÃO; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • É parte de: Monografias São Paulo : EEUSP, 2009
  • Descrição: Este estudo tem como objetivo principal verificar a cobertura vacinal dos alunos ingressantes em 2009 na Escola de Enfermagem da USP, através de uma abordagem quantitativa e de natureza descritivo-correlacional. Foram examinados os comprovantes de vacina à luz das recomendações do calendário oficial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde para profissionais da saúde, sendo elas: 1 dose de BCG, 3 doses de Sabin, 1 dose de dupla adulto nos últimos 10 anos, 3 doses contra a hepatite B, 2 doses contra o sarampo-caxumba-rubéola e 1 dose contra a varicela, caso a pessoa não tenha tido contato prévio com a doença. A cobertura vacinal da varicela não foi alvo deste estudo, uma vez que seria necessária investigação de doença prévia ou sorologia. Dentre os 79 alunos matriculados verificou-se o predomínio do sexo feminino (74 - 93,7%) e da faixa etária de 20 a 25 anos (48 - 60,8%). Do total de alunos, obtivemos informação de 74 cadernetas (93,7%). Contatou-se que apenas 11 (13,9%) apresentaram o esquema vacinal completo para todas as vacinas. A cobertura vacinal foi de 94,9% para BCG; 91,1% para a Sabin; 75,9% para a dupla adulto; 67,1% para a hepatite B e apenas 20,3% para os que possuem duas doses contra o sarampo-caxumba-rubéola. Frente ao exposto, observa-se que o PNI tem tido falhas nas estratégias de alcance de metas de cobertura no público adolescente, acarretando situação de atraso vacinal nos ingressantes de cursos superiores de graduação.
    Através desse estudo, também foi possível descrever as estratégias adotadas na Escola de Enfermagem/USP para dar conta da demanda de alunos ingressantes em situação de atraso vacinal. Verificou-se a necessidade de ajustes nas estratégias utilizadas, e sugere-se, portanto, que se adote uma sistematização para cadastramento dos dados vacinais coletados e monitoramento dos mesmos
  • Editor: São Paulo EEUSP
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: on-line.
  • Idioma: Português

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