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A integração de teorias e técnicas na prática clínica em terapia familiar

Ravagnani, Gabriela Silveira De Paula

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto 2019-12-10

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A integração de teorias e técnicas na prática clínica em terapia familiar
  • Autor: Ravagnani, Gabriela Silveira De Paula
  • Orientador: Lorenzi, Carla Guanaes
  • Assuntos: Construcionismo Social; Prática Clínica; Terapia De Casal; Terapia Familiar; Clinical Practice; Couple Therapy; Family Therapy; Social Constructionism
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A utilização concomitante de diferentes modelos teóricos e técnicos faz parte do cotidiano na prática clínica em terapia familiar (TF), e a expansão e sofisticação destas práticas levantam questões sobre os critérios utilizados para o uso, pelos profissionais, das diferentes teorias e técnicas. O objetivo deste estudo qualitativo é compreender como terapeutas familiares integram teorias e técnicas em seu cotidiano de atendimentos clínicos. Especificamente, buscamos descrever os recursos utilizados por terapeutas em atendimentos e dar visibilidade às suas justificativas teóricas, articulando-as com a literatura. O delineamento teórico-metodológico é baseado na pesquisa-ação colaborativa, e tem como referência os pressupostos do construcionismo social. Participaram deste estudo duas terapeutas familiares e seus clientes atendidos em terapia de família ou casal, cujas sessões foram audiogravadas e transcritas. O contexto de realização da pesquisa foi o consultório das participantes. As principais informações do corpus foram provenientes de duas fontes: atendimentos clínicos e interlocução pós-atendimento realizada com cada participante. A construção e análise dos dados basearam-se na alternância entre ciclos de ação e reflexão. A pesquisadora e cada terapeuta-participante trabalharam em co-terapia atendendo uma família ou casal, registrando sistematicamente informações de 10 sessões. Após o término do atendimento, as terapeutas-participantes tiveram acesso à análise das sessões e fizemos uma interlocução, norteada pelo interesse na construção de justificativas para suas ações. Cada interlocução foi transcrita e analisada. O processo analítico gerou cinco categorias: ações exploratórias, ações de construção de visões relacionais, ações de construções da comunicação em contexto e ações de orientação familiar. Exemplificamos cada ação com trechos de sessão e demos visibilidade aos recursos teóricos técnicos que as embasaram. Por fim, construímos sentidos sobre a integração, e a prática clínica das terapeutas-participantes foi descrita em termos de três dimensões: sensível ao contexto e às pessoas, engajada em produzir conhecimento com as pessoas, e autorreflexiva. Essas dimensões indicam que a integração de recursos não é uma posição que a terapeuta escolhe ocupar a priori, uma vez que não é possível afirmar, antecipadamente, quais recursos serão utilizados em um atendimento. O estudo indica que a integração na prática clínica ocorreu de maneira relacional e responsiva às especificidades das pessoas e contextos. Concluímos que a integração envolve uma abertura do/a terapeuta para o caos e a imprevisibilidade dos encontros humanos, e questionamos a viabilidade de um/a terapeuta \"purista\", ou seja, fiel a um único modelo, uma vez que o uso de múltiplos recursos pode ampliar as possibilidades de conexão e construção de mudança com os clientes. Apresentamos, por fim, contribuições da pesquisa para o campo profissional: fomentamos debates acerca das noções de coerência, consistência e rigor na prática clínica, oferecemos uma releitura dos resultados de modo a dialogar mais diretamente com o cotidiano da clínica, e apresentamos modelos de investigações a serem realizadas tanto em contextos acadêmicos quanto em institutos de formação.
  • DOI: 10.11606/T.59.2019.tde-01062020-191050
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2019-12-10
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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