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Obras a cappella de Pe. José Mauricio Nunes Garcia: análise das estruturas discursivas nos motetes de Semana Santa

Silva, Rodrigo Lopes Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2021-06-25

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Obras a cappella de Pe. José Mauricio Nunes Garcia: análise das estruturas discursivas nos motetes de Semana Santa
  • Autor: Silva, Rodrigo Lopes Da
  • Orientador: Machado Neto, Diosnio
  • Assuntos: Significação Musical; Pe. José Maurício Nunes Garcia; Música Sacra A Cappella; Motetes De Semana Santa; Análise Musical; Motets To Holly Week; Fr. José Maurício Nunes Garcia; Musical Analysis; Musical Signification; A Cappella Sacred Music
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Música.
  • Descrição: O presente trabalho se insere na linha de pesquisa sobre a significação musical. Nosso interesse recai sobre a relação entre música e palavra, especialmente no gênero do motete. Uma vez que a essência deste gênero tem na palavra o seu fulcro (mot, palavra em francês) iniciamos uma investigação sobre o espaço que a significação musical ocuparia na expressão do motete. Tomamos como objeto de investigação, os motetes a cappella de Pe. José Mauricio Nunes Garcia, escritos para Semana Santa entre os anos de 1789 e 1809. Estas peças vocais trazem como característica singular o fato de serem escritas para execução a cappella caso raro na produção musical do Brasil colonial e, mesmo no repertório vocal europeu do século XVIII. A plasticidade dessas obras nos remete ao estilo antigo, mais precisamente ao stile pieno, em conformidade com o ambiente e ocasião da tradição eclesiástica. Um olhar mais atento sobre essas obras revela contrastes na presença de gestualidades típicas do estilo galantes música coeva ao compositor evidenciando a existência de elementos expressivos oriundos da música secular, mais precisamente do gênero dramático. Tal fato reporta estas composições ao campo da semântica musical a considerar que, em tese, a semântica não se faz presente no estilo antigo. A conceber a música como um discurso retórico disciplina de domínio por parte de Pe. José Maurício nos concentramos na análise expressiva dos motetes de Semana Santa por meio do mapeamento de elementos do estilo galante contrastantes em relação à escrita tradicional em stile pieno. Para esta tarefa, utilizando como ferramenta a Teoria das Tópicas e as schemata sempre na perspectiva retórica da relação entre essas categorias musicais (questões extrínsecas), dos elementos gramaticais ou internos da música (questões intrínsecas) em articulação com o texto. Como resultado de nossas análises, percebemos um critativo jogo estilístico entre o pieno e o stile moderno de modo que este se configura num possível desvelar de uma mensagem de cunho teológico e ideológico a reforçar preceitos cristãos como Sacrifício e Redenção. Esta suposta mensagem caminha na direção do marianismo como pensamento vigente no imaginário católico romano, principalmente no Brasil colonial. Sob esta perspectiva, por intermédio da Virgem Maria, todo pecador merece a misericórdia e salvação divina.
  • DOI: 10.11606/D.27.2021.tde-02102023-140128
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2021-06-25
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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