skip to main content

Gestão e otimização integrada do ciclo de saneamento pelo emprego combinado de sistemas especialistas com sistemas supervisórios em tempo real de operação.

Souza, Marcelo De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2011-11-03

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Gestão e otimização integrada do ciclo de saneamento pelo emprego combinado de sistemas especialistas com sistemas supervisórios em tempo real de operação.
  • Autor: Souza, Marcelo De
  • Orientador: Pereira, Sérgio Luiz
  • Assuntos: Automação; Sustentabilidade; Sistema Especialista; Saneamento; Recursos Hídricos; Gestão; Management; Expert System; Sustainability; Automation; Water And Sanitation; Water Resources
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Engenharia Elétrica
  • Descrição: Este trabalho de pesquisa insere-se no campo do desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de automação, apresentando uma nova proposta a ser implementada na gestão do ciclo de saneamento, com o intuito de otimizar o uso dos recursos hídricos e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A metodologia desenvolvida, denominada Sistema Integrado da Gestão Automatizada de Saneamento Inteligente (SIGASI), é constituída por uma arquitetura de hardware e software que integra Sistemas Especialistas (Inteligência Artificial) e Sistemas Supervisórios em tempo real de operação. A proposta foi validada virtualmente em uma Estação Elevatória de Água, um subprocesso dentro do conjunto de operações do ciclo de saneamento, segundo estratégia e critérios empregados pelas atuais empresas de água. Os testes foram realizados tendo em vista metas fixadas em função da redução de consumo e despesas com energia elétrica pelo bombeamento de água, redução do índice de perda de água no sistema de abastecimento com o emprego de sistemas inteligentes, otimização dos quantitativos de insumos na produção de água, otimização e embasamento das ações de manutenção do ciclo do saneamento e geração de banco de dados em tempo real. Os resultados aferidos mostram que o SIGASI traz muitos benefícios técnicos e econômicos em comparação ao sistema de gestão empregado, atualmente, pelos gestores das empresas de saneamento do país. Estes benefícios são: maior embasamento na tomada de ações de manutenção, maior rapidez na resposta às perturbações do processo, sistematização dos procedimentos empregados para tomada de decisão, acúmulo de conhecimentos dos especialistas atuantes na condução dos subprocessos do ciclo de saneamento e tomada de decisão automática, em tempo real, inclusive em setores ainda não automatizados. O SIGASI, quando e se implementado, será uma poderosa ferramenta de engenharia na gestão dos recursos hídricos e consequentemente, também constituirá medida importante dentro de procedimentos voltados ao desenvolvimento sustentável.
  • DOI: 10.11606/T.3.2011.tde-08032012-104352
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2011-11-03
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.