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Antecedentes familiais em crianças com transtornos de aprendizagem um estudo investigativo

Daniela Galvão de Almeida Prado Maria Eliza Amigliato; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Cintia Salgado; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª "Simone Rocha de Vasconcellos Hage" (15. 2008 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2008

Bauru FOB-USP 2008

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  • Título:
    Antecedentes familiais em crianças com transtornos de aprendizagem um estudo investigativo
  • Autor: Daniela Galvão de Almeida Prado
  • Maria Eliza Amigliato; Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Cintia Salgado; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª "Simone Rocha de Vasconcellos Hage" (15. 2008 Bauru)
  • Assuntos: DISLEXIA; TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2008
  • Notas: Em CD-ROM
  • Notas Locais: MPC 242;MPC Digital
  • Descrição: O distúrbio Específico de Leitura (Dis lexia) e o Distúrbio de Aprendizagem constituem uma parte importante das perturbações da aprendizagem. As dificuldades de aprendizagem específicas dizem respeito à forma como um indivíduo processa a informação- a recebe, a integra, a retém e a exprime -, Podem, assim, manifestar -se nas áreas da fala, da leitura, da escrita, da matemática e/ou da resolução de problemas, envolvendo déficits que implicam problemas de memória, perceptivos, motores, de linguagem, de pensamento e/ou meta cognitivos. Dislexia é uma incapacidade específica de aprendizagem, de origem neurobiológica caracterizada por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras e por baixa competência na leitura e ortografia. Em 2007 alguns estudos concluíram que a dislexia é tanto f amilial quanto hereditária. A história familial é um dos mais importantes fatores de risco, sendo que 23 a 65% de crianças com dislexia apresentam pais também com a anormalidade. A taxa entre irmãos de pessoas afetadas é de aproximadamente 40% e entre pais é de 27% a 49%. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a presença de antecedentes familiais, prevalência familial e a razão sexual, dos distúrbios da linguagem escrita tais como: Distúrbios de aprendizagem e mais especificamente da Dislexia por esta r descrito em grande parte na literatura internacional e nacional a presença de antecedentes familiais. Esta pesquisa foi desenvolvida na Clinica de Fonoaudiologia da
    FOB/USP por meio da análise de prontuários de pacientes diagnosticados com Transtornos de Aprendizagem no decorrer dos últimos 10 anos. Como resultados, foram encontrados 374 pacientes, destes 50 foram diagnosticados como tendo dislexia ou distúrbio de aprendizagem, entre estes 20 foram diagnosticados com Dislexia com presença de antecedente s familiais. Os dados deste estudo foram analisados qualitativamente através de reflexão e confronto de ) levantamento bibliográfico e quantitativamente por meio de estatística descritiva. Como conclusão, ao analisarmos os dados obtidos foi evidenciada pr edominância de sujeitos com diagnóstico de Distúrbios de Aprendizagem quando comparados aos sujeitos com Dislexia. Ademais, verificou -se maior recorrência familial nos sujeitos com diagnóstico de Dislexia. Em relação a dados de intercorrência gestacional e parto, estes foram encontrados em sujeitos diagnosticados com distúrbio de aprendizagem, porém ao realizarmos a análise estatística, verificou-se que não houve significância estatistica
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 101.
  • Idioma: Português

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