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A cultura de consumo nos blogs de moda: representações, participação e vínculos

Carvalho, Priscila Rezende

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades 2014-12-17

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A cultura de consumo nos blogs de moda: representações, participação e vínculos
  • Autor: Carvalho, Priscila Rezende
  • Orientador: Caldas, Waldenyr
  • Assuntos: Moda; Blogs; Sociologia Do Consumo; Consumismo; Redes Sociais; Social Networking; Fashion; Consumerism; Sociology Of Consumption
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A seguinte pesquisa explorou a figura da blogueira de moda como intermediária cultural nas práticas de consumo de sua audiência. Para tanto, foi selecionado um blog específico que se destacou durante o período de pesquisa, o blog Camila Coelho. Com base em teorias socioantropológicas, a moda é tratada pela perspectiva do consumo, ou seja, é um fenômeno cujo desenvolvimento está atrelado à sociedade e cultura de consumidores. O papel dos meios de comunicação em massa no campo da moda é crescente e a indústria cultural passa por transformações profundas oriundas da comunicação em rede e da maior participação dos indivíduos, permitida pela vasta oferta de ferramentas sociais. Logo, as noções de liderança que regem os processos de consumo não são rígidas, observam-se alternância de autoridades e de poder de influência no gosto e nos estilos de forma cada vez mais dispersa e efêmera. A análise do blog escolhido revelou a necessidade de integrar as instâncias da representação, da participação e dos vínculos para compreender o papel das blogueiras no campo da moda. A pesquisa foi conduzida com caráter exploratório e qualitativo. O corpus de análise foi retirado de um intervalo de seis meses de publicações no blog, em que foi realizada a observação não participativa, e é composto por dez publicações que obtiveram grande volume de comentários. As informações foram categorizadas e descritas, enredando a representação identitária da blogueira à participação da audiência como prática de consumo: por aprovação, por colaboração, por crítica ou por vínculo. A etapa de observação participativa complementa a pesquisa discutindo esses vínculos criados entre a blogueira e suas leitoras. Os resultados mostram que o capital simbólico que faz a blogueira ascender à posição de intermediária cultural é acumulado pelo gosto, consumo e autoridade conspícuos, que são reconhecidos e debatidos publicamente e, principalmente, pela manutenção da audiência por meio de estratégias que fazem da blogueira um híbrido entre celebridade e par de suas leitoras.
  • DOI: 10.11606/D.100.2014.tde-20022015-184006
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Data de criação/publicação: 2014-12-17
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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