skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche

Eulina da Rocha Lordelo Ana Maria Almeida Carvalho

Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas São Paulo v. 106, p. 173-189, 1999

São Paulo 1999

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Peridico (AM=CAn/78) )(Acessar)

  • Título:
    Estratégias de comunicação em situação poliádica de creche
  • Autor: Eulina da Rocha Lordelo
  • Ana Maria Almeida Carvalho
  • Assuntos: INTERAÇÃO SOCIAL (COMPORTAMENTO SOCIAL); CRIANÇAS; CRECHES
  • É parte de: Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas São Paulo v. 106, p. 173-189, 1999
  • Descrição: Tendo em vista a importância das experiências iniciais, em termos de responsividade e sincronicidade nas interações com o meio, com amplas repercussões nos terrenos cognitivo, social e afetivo, o presente trabalho objetivou investigar as possibilidades da creche como contexto interacional. 61 crianças de um a três anos, de cinco creches diferentes, metade delas proveniente de creches privadas e as demais de creches públicas, foram observadas em seus ambientes naturais de brinquedo, nas creches, em três sessões de dez minutos cada, tomadas em dias diferentes. Amostras de episódios interativos entre adultos e crianças foram examidas qualitativamente, buscando identificar os parceiros das interações e os modos pelos quais criança e adultos situam-se no conjunto das interações. Os resultados dessa análise sugeriram que o adulto, além das esperadas estratégias de comunicaçã individual ou coletiva, emprega comumente uma terceira estratégia básica de comunicação, aqui denominada comunicação articulada, com alternância de alvos e articulação, inclusive temática entre os alvos.Nesse padrão o adulto estende as interações que ocorrem com um indivíduo para outros, amplificando o episódio interativo, criando inter-relações entre temas e indivíduos. Esses resultados são discutidos em termos da inadequação da oposição situação diática versus poliádica , que costuma ser empregada para comparar os contextos de criação em ambientes familiar ou coletivo
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 1999
  • Formato: p. 173-189.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.