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Economia política da Arte Moderna II / notas para uma sistematização provisória

Luiz Renato Martins

Ars : revista do Departamento de Artes Plásticas São Paulo v. 7, n. 14, p. 48-58, 2009

São Paulo 2009

Localização: ECA - Escola de Comunicações e Artes    (700 )(Acessar)

  • Título:
    Economia política da Arte Moderna II / notas para uma sistematização provisória
  • Autor: Luiz Renato Martins
  • Assuntos: Rothko, Mark 1903-1970; Manet, Edouard 1832-1883; PINTURA -- SÉCULO 19 SÉCULO 20; ARTE MODERNA; PINTORES -- SÉCULO 19 SÉCULO 20
  • É parte de: Ars : revista do Departamento de Artes Plásticas São Paulo v. 7, n. 14, p. 48-58, 2009
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2016
  • Descrição: Paradigma tradicional de excelência artesanal, com que meios pode a pintura responder à abstração do trabalho e à sua ordenação serial, inerentes à modernização capitalista? O texto presente busca sistematizar os momentos decisivos de um percurso que se estende de Manet (1832-1883) a Rothko (1903-1970). Constitui o capítulo conclusivo de uma investigação sobre a transformação crítica do modo de pintar em modo de fabricação, fundado na superação reflexiva da dicotomia entre trabalho intelectual e corporal, imposta historicamente à sociedade. Atualizada criticamente e assinalando um fecho possível do processo da arte moderna, a pintura de Rothko põe-se como a negação de todo aspecto individual da pintura e de unidade orgânica e monádica da obra. Alcança-se assim o último termo de um processo; termo que assinala o fim do ciclo da autonomia estética como forma ligada à liberdade do sujeito, idealizado como natureza desinteressada. Para o trabalho de resistência contra a aceleração da barbárie é fundamental doravante levar em conta os fatores de heteronomia supraindividuais que, se não logram controlar toda a produção, detêm a hegemonia na esfera da circulação.
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: p. 48-58.
  • Idioma: Português

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