skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

TRANÇADO: COMPUTATIONAL DESIGN THINKING APPLIED TO A URBAN FURNITURE PROJECT; TRANÇADO: RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NO PROCESSO DE PROJETO DE UM MOBILIÁRIO URBANO

Digiandomenico, Dyego; Landim, Gabriele; Fischer, Henrique

Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 12 n. 3 (2017); 47-58

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2017-11-22

Acesso online

  • Título:
    TRANÇADO: COMPUTATIONAL DESIGN THINKING APPLIED TO A URBAN FURNITURE PROJECT; TRANÇADO: RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NO PROCESSO DE PROJETO DE UM MOBILIÁRIO URBANO
  • Autor: Digiandomenico, Dyego; Landim, Gabriele; Fischer, Henrique
  • Assuntos: Mobiliário Urbano; Design Computacional; Modelagem Paramétrica; Arquitetura Algorítmica; Processos Colaborativos; Urban Furniture; Computational Design; Parametric Modelling; Algorithmic Architecture; Collaborative Processes
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos; v. 12 n. 3 (2017); 47-58
  • Descrição: Este trabalho apresenta a pesquisa, projeto e construção do mobiliário urbano Trançado, localizado no Largo da Batata, um espaço público na cidade de São Paulo. O artigo discute o desenvolvimento do algoritmo, os parâmetros, a performance do projeto e o uso das tecnologias de prototipagem rápida e da fabricação digital para a análise do modelo e das técnicas construtivas, assim como descreve detalhes da execução e instalação final. Oferece também dados da pesquisa de pós-ocupação, assim como discute a relação entre o projeto do mobiliário e seu uso real, visto que participaram do processo agentes de diferentes áreas, como profissionais, organizações e sociedade civil. A pesquisa contribui ao relatar e discutir a qualidade do processo aplicado, não se concentrando apenas em analisar o resultado do objeto arquitetônico, mas produzir insumos para a reflexão e avanço da aplicação dos recursos computacionais no processo de projeto em arquitetura e design.
    This study presents the research, project and construction of the urban furniture project of Trançado, located in the Largo da Batata, a public space of the city of São Paulo. The article discusses the development of the algorithm, parameters and performance of the project and the use of rapid prototyping and digital fabrication technologies for model analysis and construction techniques, as well as details of the final assembling. It also provides post-occupation data and discusses the relationship between design process and actual use of the furniture. Stakeholders from different areas were involved: professionals, organizations and citizens. The research contributes reporting and discussing the quality of the applied process, not only focusing on analyzing the results of the final object, but producing inputs for reflection and progress of the application of computational design thinking in the architectural design process.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/134232/135962
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2017-11-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.