skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

The master’s trick: modernization’s crisis in “Chega de saudade”; O truque do mestre: a crise da modernização em “Chega de saudade”

Rezende, Gabriel Sampaio Souza Lima

Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 121-148

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros 2018-08-30

Acesso online

  • Título:
    The master’s trick: modernization’s crisis in “Chega de saudade”; O truque do mestre: a crise da modernização em “Chega de saudade”
  • Autor: Rezende, Gabriel Sampaio Souza Lima
  • Assuntos: Popular Music; Sociology Of Music; Chega De Saudade; Tom Jobim; Música Popular; Sociologia Da Música
  • É parte de: Revista do Instituto de Estudos Brasileiros; n. 70 (2018); 121-148
  • Descrição: Much has been written about “Chega de saudade” (Jobim/ Moraes) and its relation to both bossa nova and the question of modernization of popular music. But,  symptomatically, little has been said about the music itself. Therefore, I revisit ideas discussed in the literature in order to elaborate theoretical formulations that allow me  o build an interpretation that articulates musical and socio-economic modernization. Although not restricted to the song’s raising and consecrating empirical process,  y interpretation lies on concrete facts linked to the polarization that arose between Tom Jobim and Jacob do Bandolim around the composition: in this facts lies the clues to  uncover the master’s trick.
    Muito se escreveu sobre “Chega de saudade” (Jobim/Moraes), sua relação com a bossa nova e com a questão da modernização da música popular no Brasil. Mas,  sintomaticamente, pouco se discutiu a música propriamente dita. Sendo assim, releio algumas ideias apresentadas na literatura para elaborar formulações teóricas que me permitam construir uma interpretação da composição que articule modernização musical e modernização socioeconômica. Apesar de não se prender ao processo  empírico de emergência e consagração da canção, minha interpretação se ancora em fatos concretos ligados à polarização que se estabeleceu entre Tom Jobim e Jacob do Bandolim  em torno de “Chega de saudade”: nesses fatos estão as pistas para que se revele o truque do mestre.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149636/146708; https://www.revistas.usp.br/rieb/article/view/149636/147169
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
  • Data de criação/publicação: 2018-08-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.