skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Patrimônio cultural afro-brasileiro: mapeando questões nas Artes Visuais; Patrimonio cultural afro-brasileño: mapeando cuestiones en las Artes Visuales; Afro-Brazilian cultural heritage: mapping issues within Visual Arts

Sardelich, Maria Emilia

Revista de Estudios Brasileños; Vol. 6 Núm. 12 (2019); 205-218

Universidade de São Paulo, Universidade de Salamanca e Universia 2019-05-16

Acesso online

  • Título:
    Patrimônio cultural afro-brasileiro: mapeando questões nas Artes Visuais; Patrimonio cultural afro-brasileño: mapeando cuestiones en las Artes Visuales; Afro-Brazilian cultural heritage: mapping issues within Visual Arts
  • Autor: Sardelich, Maria Emilia
  • Assuntos: Cultural Heritage; Afro-Brazilian; Visual Arts; Cultural Diversity; Patrimonio Cultural; Afrobrasileño; Artes Visuales; Diversidad Cultural; Patrimônio Cultural; Afrobrasileiro; Artes Visuais; Diversidade Cultural
  • É parte de: Revista de Estudios Brasileños; Vol. 6 Núm. 12 (2019); 205-218
  • Descrição: Este artigo tem por objetivo mapear questões que envolvem o reconhecimento do patrimônio cultural afro-brasileiro referente às Artes Visuais. O campo de pesquisa que conecta África, Brasil e o patrimônio cultural é impreciso e aberto a múltiplas abordagens. Por meio de uma pesquisa cartográfi ca, indica os fundamentos históricos que atravessam a densa, e tensa, discussão em torno da categoria arte afro-brasileira e o reconhecimento desse patrimônio artístico no século XX. Identifi ca o patrimônio afro-brasileiro como um conjunto de práticas diversas, produzidas por afrodescendentes ou não, que problematizam ética e esteticamente as matrizes culturais africanas e ou a condição social de afrodescendentes. Conclui que esse patrimônio tem sofrido um processo de constrangimento, que se perpetua em anacrônicas práticas discriminatórias, em função do projeto de branqueamento da nação brasileira. O patrimônio cultural afro-brasileiro começa e termina nas pessoas e suas práticas, nos repertórios das comunidades de hoje e de ontem, que o recriam aqui e agora.
    Este artículo tiene por objetivo mapear cuestiones relativas al reconocimiento del patrimonio cultural afrobrasileño referente a las Artes Visuales. El campo de investigación que conecta África, Brasil y el patrimonio cultural es impreciso y está abierto a múltiples enfoques. Por medio de una investigación cartográfi ca, el texto indica los fundamentos históricos que atraviesan la densa, y tensa, discusión en torno a la categoría ‘arte afro-brasileño’ y el reconocimiento de ese patrimonio artístico en el siglo XX. Se identifi ca el patrimonio afrobrasileño como un conjunto de prácticas diversas, producidas por afrodescendientes o no, que problematizan ética y estéticamente las matrices culturales africanas y la condición social de los afrodescendientes. Se concluye que ese patrimonio ha sufrido un proceso de retracción, que se perpetúa en anacrónicas prácticas discriminatorias, en función del proyecto de blanqueamiento la nación brasileña. El patrimonio cultural afro-brasileño comienza y termina en las personas y sus prácticas, en los repertorios de las comunidades de hoy y de ayer, que lo recrean aquí y ahora.
    This article aims to map issues regarding the recognition of the Afro-Brazilian cultural heritage related to Visual Arts. The research fi eld that connects Africa, Brazil and cultural heritage is imprecise, open to multiple approaches. Through a cartographic research, it indicates the historical foundations that cross the solid - and tense, discussion around the category Afro-Brazilian art and the recognition of this artistic patrimony in the 20th century. It identifi es the Afro-Brazilian heritage as a set of diverse practices, produced or not by Afrodescendants, that ethically and aesthetically problematize the African cultural matrices and/or the social condition of Afro-descendants. It concludes that this patrimony has undergone a process of constraint, which is perpetuated in anachronistic discriminatory practices, resulted from the whitening project of the Brazilian nation. Afro-Brazilian cultural heritage begins and ends in people and their practices, in the ranges of the commonalities that recreate it here and now.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/reb/article/view/166198/158997
  • Editor: Universidade de São Paulo, Universidade de Salamanca e Universia
  • Data de criação/publicação: 2019-05-16
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.