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Uma abordagem computacional para análise de composições artísticas; A computational approach for analysis of art compositions; Un enfoque computacional para el análisis de composiciones artísticas

Kocer Ozgun, Feyza Nur; Alaçam, Sema

Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos); Vol. 18 Núm. 2 (2023): número especial em parceria com a Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (SIGraDi); 109-121

Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo 2023-11-30

Acesso online

  • Título:
    Uma abordagem computacional para análise de composições artísticas; A computational approach for analysis of art compositions; Un enfoque computacional para el análisis de composiciones artísticas
  • Autor: Kocer Ozgun, Feyza Nur; Alaçam, Sema
  • Assuntos: Computational Art; Pixel-Based Analysis; Visual Encoding; Mondrian; Arte Computacional; Análise Baseada Em Pixels; Codificação Visual; Análisis Basado En Píxeles; Codificación Visual
  • É parte de: Gestão & Tecnologia de Projetos (Gestión y tecnología de proyectos); Vol. 18 Núm. 2 (2023): número especial em parceria com a Sociedade Ibero-americana de Gráfica Digital (SIGraDi); 109-121
  • Descrição: Los nuevos enfoques que surgen del análisis de obras de arte con herramientas computacionales tienen el potencial de ofrecer diferentes perspectivas a las obras de arte recreadas en medios digitales. Este artículo pretende revelar las relaciones implícitas entre las composiciones de Mondrian con diferentes representaciones visuales. En el ámbito del estudio, las composiciones completadas entre 1938 y 1943, que tienen una fuerte relación geometría-color, se investigaron primero a través de un enfoque basado en píxeles. En el método de fragmentación empleado a seguir, las similitudes y diferencias se expresan con datos transferidos de píxeles a matrices numéricas en dos pasos diferentes: 1) Entre los artefactos en pares, y 2) Entre un artefacto y todos los demás artefactos seleccionados. La visualización de las matrices estuvo representada por mapas de color 2D y mapas de textura 3D. Estos estilos de interpretación permiten que las composiciones se expresen de lo general a lo específico y nuevamente de lo específico a lo general, adquiriendo un nuevo significado.
    Novas abordagens emergem da análise de obras com ferramentas computacionais e têm potencial para oferecer diferentes perspectivas para obras recriadas em ambientes digitais. Este estudo visa revelar as relações implícitas entre as composições de Mondrian com diferentes representações visuais. No âmbito do estudo, as composições concluídas entre 1938 e 1943, que possuem uma forte relação geometria-cor, foram discutidas pela primeira vez com uma abordagem baseada em pixels. No método de fragmentação seguido, as semelhanças e diferenças são expressas com dados transferidos de pixels para matrizes numéricas em duas etapas distintas: 1. Entre os artefatos em pares, 2. Entre um artefato e todos os outros artefatos selecionados. A visualização das matrizes foi representada por mapas de cores 2D e mapas de texturas 3D. Esses estilos de interpretação permitem que as composições sejam expressas do geral para o específico e novamente do específico para o geral, ganhando um novo significado.
    New approaches emerging from the analysis of artworks with computational tools have the potential to offer different perspectives to artworks recreated in digital environments. This study aims to reveal the implicit relationships between Mondrian compositions with different visual representations. In the scope of the study, compositions completed between 1938 and 1943, which have a strong geometry-color relationship, were first investigated through a pixel-based approach. In the fragmentation method followed, the similarities and differences are expressed with data transferred from pixels to numerical matrices in two different steps: 1. Between the artifacts in pairs, 2. Between an artifact and all the other selected artifacts. The visualization of the matrices was represented by 2D color maps and 3D texture maps. These interpretation styles allow the compositions to be expressed from general to specific and again, from specific to general, by gaining a new meaning.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/gestaodeprojetos/article/view/196288/200271
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Data de criação/publicação: 2023-11-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Inglês

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